Qual o segredo do crescimento dos empreendedores de tecnologia mais bem sucedidos? Aqui estão alguns deles
Ao estudar as empresas que já são bem sucedidas, você pode ver padrões que podem ser replicados.
Créditos a Picasso por ter dito algo no sentido de que os bons artistas copiam; grandes artistas roubam. E esse conceito é certamente relevante para a construção de uma startup.
Afinal, por que reinventar a roda quando você pode tirar um pouco do que trabalhou para os outros e aplicar os mesmos princípios para o seu negócio?
Com isso em mente, aqui estão 13 growth hacks de líderes de algumas das empresas de tecnologia, hoje bem sucedidas.
#1. Mark Zuckerberg
Tenha uma grande meta a longo prazo. Qual é o objetivo do Facebook? Como Mark Zuckerberg diz é “conectar todos, entender o mundo e ajudar a construir a economia do conhecimento“.
Importante, o objetivo a longo prazo é o que orienta cada decisão. Ele também informa quais são os valores do Facebook, que por sua vez influencia a direção da empresa.
Uma organização com o objetivo de conectar todo mundo vai fazer os tipos de decisões que podem levar à adição de um grande número de novos usuários a cada trimestre.
O que é meta de longo prazo da sua empresa? Você está tomando decisões que refletem nisso.
Comece a trabalhar em direção a sua meta, e você talvez vai chegar mais antes do que você imaginou.
#2. Jack Dorsey
Comece uma ideia. O co-fundador do Twitter e CEO do Square Jack Dorsey tem demonstrado o poder de se concentrar em uma ideia ao invés de uma empresa.
O serviço do Twitter foi desenvolvido inicialmente como uma forma das pessoas enviarem mensagens para um grupo de amigos. Os serviços do Square começaram como uma forma de microempresas processarem pagamentos de cartão de crédito.
Uma vez, Dorsey começou a trabalhar em uma boa ideia “a empresa meio que se formou em torno dela“, disse ele.
A ideia realmente ótima pode levar a uma progressão natural, mas a construção de uma companhia primeira, em seguida, ligar o meio vai acalmar as coisas.
#3 Kevin Systrom e Mike Kreiger
Torne as coisas divertidas. Se o seu negócio não está crescendo tão rapidamente quanto você gostaria, uma pergunta importante: seu produto é divertido?
Em um mundo de múltiplas escolhas para os consumidores, as pessoas tendem a gravitar em torno de um produto ou serviço que é divertido de usar.
É assim que Kevin Systrom e Mike Kreiger levaram o Instagram de um aplicativo de fotos para uma marca comum e familiar.
O Point Marketing Global resumiu a estratégia de co-fundadores do Instagram como “pegue uma grande ideia que já existe e coloque a uma característica ‘diversão’“.
Será que o seu produto tem algum recurso divertido?
#4.Nicholas Woodman
Valorize seu tempo. Você pode passar mais tempo alimentando o crescimento de sua empresa, se você cortar o resto de sua vida para eliminar barreiras.
Quando o fundador e CEO da GoPro, Nicholas Woodman estava construindo sua empresa, ele usava um CamelBak de Gatorade e água, para que ele nunca tivesse que parar o que estava fazendo para encontrar uma bebida.
Para fazer crescer uma empresa, descubra o que está impedindo você de fazer o trabalho e, em seguida, otimize o seu cronograma. Separe blocos de tempo ininterruptos, contrate alguém para ver suas chamadas e se amarre em seu próprio CamelBak e comece a trabalhar.
#5. Julia Hartz
Nenhum cliente é muito pequeno. Você pode pensar que você fez certo em promover o seu produto para um mercado específico mas se você não torná-lo acessível, você está limitando o potencial de crescimento.
Quando Julia Hartz, co-fundadora da Eventbrite , apontou para a “democratização” de ingressos de eventos, nenhum evento era pequeno demais para entrar para o site da Eventbrite.
Sua empresa também definiu uma política importante: as pessoas não precisam pagar para usar o serviço se o evento for grátis.
Essa política de boas-vindas a todos os usuários, não importa quão pequeno, ajudou a empurrar a Eventbrite à frente de seus concorrentes. Para maximizar o crescimento de sua empresa, adote uma estratégia similar.
#6. Brian Chesky
Solucione um problema real.
O trio que fundou o Airbnb, Brian Chesky , Nathan Blecharczyk e Joe Gebbia não viu a sua startup crescer até que seu serviço foi anunciado como uma solução para um problema real: conectar os turistas com os residentes com quartos vagos para que mais pessoas pudessem visitar Denver durante a Convenção Nacional Democrata de 2008.
Isso ajudou a estabelecer Airbnb como uma empresa confiável e configurá-la para uma rápida expansão. Se sua empresa quer crescer rapidamente, basta encontrar um problema e resolvê-lo.
#7. Garrett Camp and Travis Kalanick
Ofereça o melhor produto possível. Aqui, o investidor Bill Gurley disse ao TechCrunch sobre o rápido crescimento do Uber Startup: “O produto é muito bom, não existe ninguém gastando centenas de milhares de dólares em marketing“.
Em outras palavras, se você tem um produto que é tão maravilhoso que vende por si mesmo, você vai ver o Growth além de seus sonhos.
#8. Ari Talja
Tenha um bom sistema de banco de dados. Para suportar o crescimento de uma startup, você precisa de um bom sistema de rastreamento de back-end para lidar com dados como informações de clientes, assinaturas e faturamento.
Como Ari Talja, servidor responsável de arquitetura da Rovio, disse ao Computer Weekly: “Nós sabíamos que precisávamos estar preparados para o uso maciço e estamos pronto para expandir rapidamente quando necessário”.
Se a Rovio Entertainment não tivesse uma infra-estrutura pronta para expansão, seus Angry Birds nunca teriam voado.
#9. Jan Koum
Foco no crescimento orgânico.
O Fundador do WhatsApp , Jan Koum disse ao Re/Code: “nós sempre focamos no crescimento orgânico: nós nunca fazemos anúncios comprados, nunca fizemos aquisição de usuários, nunca fizemos qualquer tipo de promoção para aumentar nossa rede. Nós sempre queremos que nossa rede cresça organicamente“.
A sua empresa está crescendo organicamente? Ou você está tentando forçar seu caminho para o topo?
#10. Ha Dong Nguyen.
Saiba quando parar. O motivo pelo qual o desenvolvedor Flappy Bird tirou seu aplicativo do mercado, foi porque, como ele disse ao South China Morning Post, o grande sucesso do aplicativo “arruinou a minha vida simples“.
Nem todo o crescimento é bom. Muito crescimento, muito rapidamente, pode destruir uma empresa – e estragar a sua vida.
Siga o exemplo do desenvolvedor Flappy Bird e saiba quando você deve recuar.
#11. Drew Houston
Contrate as melhores pessoas. Drew Houston, CEO da Dropbox disse recentemente à Technology Review a maneira de recrutar funcionários adequados:
“Você precisa movimentar eles pelo escritório com drinks, fazer várias coisas, e apresentá-los para a empresa, e você fazer um tipo de educação de bom gosto em tudo do que acontecendo na empresa”.
Sem grandes talentos a bordo, a sua empresa nunca vai ser capaz de cumprir o seu potencial de crescimento. Mesmo 1 ou 2 grandes novas contratações podem fazer toda a diferença.
#12. Jon Oringer
Gaste dinheiro de forma eficiente. Jon Oringer começou a famosa Shutterstock sem financiamento externo.
Ele disse que não acreditava que o capital de risco era necessário para iniciar um negócio e que é possível fazer crescer uma empresa com um orçamento pequeno, aprendendo a gastar cada dólar de forma eficiente.
#13. Rashmi Sinha
Entenda em que fase sua empresa está. O fundador da SlideShare, Rashmi Sinha explicou em uma palestra na Universidade de Stanford, que todas as empresas passam por uma série de etapas.
Os growth hacks que trabalham em uma fase não vão funcionar para outra. Usando dados para entender a fase que sua empresa está, vai ajudá-lo a planejar como conduzi-la para a próxima fase.
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Este artigo foi adaptado do original, “13 Growth Hacks From Some of the World’s Most Successful Tech Entrepreneurs”, da Entrepreneur.