Você já se debruçou sobre seus dados para fazer uma análise de grupos de consumo? Entenda melhor a sua importância
Na maioria das veze, um fundo de investimento que está considerando investimento em uma startup vai solicitar uma análise de grupos de consumo.
Tal análise é feita ao se comparar diferentes grupos de usuários ao longo do tempo. Enquanto uma empresa está construindo o seu produto, ela está constantemente testando novas estratégias.
Os clientes que começam a utilizar um aplicativo na primeira semana após seu lançamento terão uma experiência completamente diferente dos usuários que começam a utilizar esse aplicativo mais tarde.
A análise de grupos de consumo visa ajudar os empreendedores (e potenciais investidores) a entenderem se a empresa realmente está melhorando ao longo do tempo.
Vamos ver um exemplo específico e assumir que estamos analisando um e-commerce.
Esse site tem 500 novos compradores a cada mês. Na maioria das plataformas, você vai encontrar uma análise como a figura abaixo.
A primeira impressão sobre a figura acima é que esse negócio específico está se desenvolvendo muito bem. A realidade é que, esses números, não necessariamente dizem muito sobre o negócio.
Mesmo olhando para o ticket médio do cliente, não temos uma imagem clara do negócio.
A razão para que esses números não estejam nos dando uma clara compreensão do desenvolvimento do negócio é que ele está misturando as receitas de clientes que fazem compras pela primeira vez em janeiro, com as receitas dos clientes que fazem compras pela primeira vez em maio.
Vamos olhar para 2 cenários diferentes a respeito de como as receitas por grupo de clientes poderiam ser, na realidade.
Ambos os cenários resultariam em uma figura, como a descrita acima. Mas, como ficará claro, esses representam 2 cenários totalmente diferentes em relação ao desenvolvimento da empresa.
Quando reorganizamos os dados, nós terminaríamos com uma figura como a abaixo, que é uma figura típica usada em uma análise de grupos de consumo.
A partir da tela acima, podemos observar o seguinte:
- Os clientes que compraram pela primeira vez em janeiro, gastaram, em média, 10 reais em janeiro, 8 reais em fevereiro, 3 dólares em março, e etc. Os clientes que compraram pela primeira vez em fevereiro gastaram 11 reais em seu primeiro mês, 8 no segundo, 7 no terceiro, e etc.
- Podemos observar uma tendência que os clientes gastam em média mais dinheiro no seu primeiro mês ao longo do tempo. Isso significa que tanto a qualidade dos produtos, ou a experiência do usuário está melhorando.
- Os clientes que compraram pela primeira vez em janeiro estão gastando apenas uma pequena quantidade 5 meses mais tarde.
Quando reorganizar os dados de maneira semelhante como antes, vamos acabar com a tabela a seguir.
Essa tabela está mostrando uma história diferente:
- Os clientes que começaram a comprar em janeiro estão gastando um monte de dinheiro.
- Os clientes que começaram a comprar em fevereiro estão gastando menos dinheiro do que no Cenário 1.
- Clientes de março e fevereiro têm quase os mesmos níveis de gastos.
- Há uma tendência de clientes que gastam menos dinheiro, em média, durante o primeiro mês ao longo do tempo. As receitas continuam em níveis elevados porque os clientes de janeiro são fieis. Ainda assim, não há nenhuma melhoria clara para novos clientes.
A análise de grupos de consumo dá aos empreendedores e potenciais investidores uma visão clara do progresso de uma empresa.
Pode-se criar esse tipo de análise para as receitas, a receita média por usuários, as despesas, ou qualquer outra métrica.
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Este artigo foi adaptado do original, “Cohort Analysis for Startups 101”, do Nikos.vc