Nossos clientes podem ser uma grande fonte de aprendizado e crescimento. Tudo que precisamos, é fazer as perguntas certas
Perguntar aos seus clientes as coisas certas pode ajudar a mudar a maneira de pensar sobre o seu negócio.
Roger Martin sugere que estamos entrando em uma era de capitalismo do cliente, e Steve Denning diz que já estamos lá.
O estudo IBM C-Suite mostra que as empresas cada vez estão dando mais importância estratégica ao que o cliente quer.
Clayton Christensen ou Madsberg e Rasmussen estão sugerindo que as empresas estão debruçadas nas métricas erradas.
O movimento é óbvio: empresas estão se tornando cada vez mais centradas no cliente, porque simplesmente precisam.
E cada vez mais conscientes sobre o fato de que a forma como eles estão fazendo suas pesquisas atualmente não está produzindo o tipo certo de respostas esperado pelas empresas.
Então, como o cliente pode mudar a forma como você pensa e as respostas que deveria estar procurando?
O mapa do cliente é um protótipo tentando colocar várias abordagens diferentes em um diagrama canvas. Ele vai ajudar você a ter gatilhos que gera um novo pensamento ou curiosidade.
Não é de forma alguma uma sugestão completa ou final para o que oferecer aos cientes, mas é um começo. Eles não poderiam oferecer uma maior perspectiva sobre como os clientes podem gerar mais valor do que estão gerando hoje.
Como sempre, as ideias não merecem ficar estacionadas, mas precisam ser desenvolvidas de forma contínua, desafiadas e exploradas.
Use o mapa do cliente, remodele seus serviços, e compartilhe conosco seus resultados no campo de comentários.
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Este artigo foi adaptado do original, “The Customer Map – How Can Customers Change Our Thinking?”, do Helge Tenno.