Veja na prática alguns casos de growth hacking que foram determinantes para o sucesso das startups
Nós temos falado muito nos últimos tempos sobre growth hacking e como essa filosofia pode ajudar no crescimento de empresas e startups, aliando métricas de crescimento, marketing e conhecimentos de programação aos profissionais.
O resultado disso é que muitas empresas quebraram a barreira de como conseguir novos usuários e continuarem crescendo em um mercado cada vez mais competitivo.
Aqui estão alguns exemplos e casos de como as empresas usaram os hacks para crescerem.
#1. Bônus por referência do PayPal
Ao pagar 10 dólares em dinheiro para cada novo cliente e, 10 dólares para o cliente que indicou o PayPal, o gateway de pagamento foi capaz de hackear o crescimento para dezenas de milhões de usuários antes de oferecer o bônus.
#2. A tagline do Hotmail
No Hotmail sempre que um usuário enviava um e-mail a outro usuário, ao final da mensagem o outro usuário veria uma mensagem do tipo “este e-mail foi enviado pelo Hotmail. Junte-se agora ao Hotmail”.
#3. A integração do Airbnb com o Craigslist
Por engenharia reversa do processo de postagem no Craigslist e automatizando o procedimento a ponto de ser muito simples publicar um anúncio no Airbnb e na Craigslist ao mesmo tempo, o Airbnb foi capaz de conseguir assim seus primeiros 10 milhões de usuários.
#4. Lista de espera do Mailbox
Com a criação de um vídeo de lançamento incrivelmente atraente combinado com uma interface muito legal, que mostrava aos usuários como outros usuários estavam na frente deles na lista de espera do aplicativo, o Mailbox criou um grande alcance e seu blog teve grande atenção.
Dentro de 6 semanas, o Mailbox teve 1 milhão de usuários inscritos e esperando ansiosamente pelo serviço.
#5. Programa de incentivo de referências Dropbox
Baseado no sistema de convite do Paypal, o Dropbox permitiu aos usuários convidarem seus amigos para o serviço em troca de mais espaço em disco.
Isso ajudou o Dropbox passar de 100 mil usuários para mais de 4 milhões em menos de 2 anos.
#6. Sugestões de perfis para seguir no Twitter
Uma vez que o Twitter descobriu que os usuários que seguiam mais de 30 pessoas estavam mais propensos a se tornarem ativos, eles otimizaram a experiência do usuário para incentivar esse comportamento.
#7. Cross-posting no Instagram
Ao decidir jogar com outros serviços, como Twitter e Facebook, o Instagram foi capaz de alavancar a distribuição nessas plataformas para ajudar a acelerar o crescimento do seu serviço nos primeiros dias.
#8. Auto-follow da Pinterest
Ao se inscrever para a Pinterest você está seguindo automaticamente um seleto grupo de usuários de alta qualidade.
Este por sua vez ajuda a aliviar o problema do arranque frio, em que você tem que ir à procura de pessoas para seguir. Em vez disso, você recebe uma amostragem de conteúdo de alta qualidade que imediatamente preenche o seu feed.
#9. A interpretação liberal do DMCA pelo YouTube
O YouTube tentou várias táticas para se diferenciar de seus concorrentes. No final, a única métrica de crescimento do YouTube que importava era a conversão de visualizações virais em usuários.
#10. Estratégia de SEO e conteúdo do Mint.com
O Mint focou na construção de um blog único de finanças pessoais muito rico em conteúdo, que falou com um público jovem de profissionais que estava sendo negligenciada.
Eventualmente o blog se tornou o número 1 em finanças pessoais e dirigiu o tráfego para o aplicativo. Os infográficos e artigos populares se tornaram hits regulares no Digg, Reddit e etc.
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Este artigo foi adaptado do original, “10 of the best growth hacks of all time”, do Medium.