Você sabe por que o growth hacking tem sido a alternativa escolhida por empresas com crescimento expressivo? A resposta pode estar aqui
São 7h. Você acorda e pega o seu telefone para suas verificações matutinas. Segunda, quarta ou sábado, não importa. Os seus hábitos são os mesmos.
Enquanto você espera o café, você verifica seu Analytics, seus painéis de controle internos, seu Twitter, o Twitter da empresa. Os feeds de notícias e o Facebook.
Seus clientes estão se inscrevendo para usar o seu produto? Eles estão convertendo para os planos pagos? As pessoas estão falando sobre o seu produto?
Estamos crescendo? Você está se concentrando a cada hora na vigília sobre suas taxas de crescimento.
Quantos usuários você adquiriu hoje? Quantos leads qualificados capturamos? Qual a receita que você gerou? Afinal de contas, quão rápido estamos crescendo?
Você precisa crescer para conseguir investimento, e precisa de financiamento para conseguir crescer ainda mais.
Você precisa que o crescimento torne o fluxo de caixa positivo. Ou apenas para conseguir pagar a folha no próximo mês. Além disso, todo mundo parece estar explodindo de tanto crescimento, não é mesmo?
Pode parece um pouco clichê, mas se você não está crescendo, você está morrendo.
Você já ouviu falar um pouco sobre growth hacking. Mas, quase tudo que é publicado fala sobre o que, quem, quando e onde.
Quem são os melhores growth hackers? Qual foi o hack? Onde podemos ver o growth hacking? Quando eles fizeram o growth hacking? Ou alguma variaçãoo disso. De novo, de novo, e de novo.
Mas, raramente as pessoas falam sobre o porquê.
Sempre que estamos olhando para potenciais growth hacking ou ajudando os outros com o crescimento, sempre salientamos que devemos começar com o porque funcionou.
Você não pode simplesmente copiar os outros e esperar pelo sucesso, especialmente quando você não realmente sabe o quão bem ou mal ele funcionou para outras empresas.
Mas não é isso que vamos discutir aqui. Na verdade, vamos diminuir o zoom um pouco mais. Vamos falar do porquê.
Por que o growth hacking é importante?
Quando você está construindo um produto disruptivo, você tem que pensar de forma diferente.
Você não está abrindo outra loja de café ou lanchonete. Esse modelo de mercado e negócio têm sido provado. E lá você precisa ser inovador para se destacar na multidão.
Por exemplo, Chilli’s, gastou apenas 750 mil dólares para fazer seus pães de hamburger ficarem mais bonitos no Instagram.
Você provavelmente está entrando em um novo mercado. Seu produto muda o comportamento das pessoas. O problema não é bem compreendido.
Talvez os seus clientes nem sequer sabem que têm um problema, para começar. Aqui é onde os tradicionais métodos e canais de marketing falham.
O seu produto exige meios inovadores para crescer. Ambos com o que e como você chega até o seu cliente. Vamos olhar para 2 produtos que mais crescem no mundo: Airbnb e Uber.
O Airbnb é o maior provedor de hospedagens do mundo. E eles não são donos de nenhuma imobiliária. O Uber é a maior empresa de taxi do mundo. E eles não são donos de nenhum veículo.
Juntamente com um grande produto, você precisa de motores de crescimento inovadores que irão se alimentar.
O Airbnb tem um dos hacks mais famosos. Eles incentivaram que seus usuários cruzassem seus anúncios com o Craigslist, construindo um robô para contornar a falta de uma API.
Isso permitiu que eles alcançassem uma enorme base de usuários do Craigslist como ninguém havia feito até então e entregou um produto muito mais profissional e rico.
Para o Uber, o como surgiu em torno da criação de um aplicativo one touch que não exige nenhuma transação monetária física e já sabe exatamente onde você precisa ser pego, e para onde vai.
Ao patrocinar eventos dando passeios gratuitos na capital da tecnologia no mundo, São Francisco, o Uber foi capaz de criar um efeito de rede que fez com que as pessoas de outras cidades torcessem para ser a próxima cidade de lançamento do aplicativo.
Poderia o Airbnb e Uber depender apenas de táticas convencionais de marketing de hoje, ou do passado, como o SEO e os resultados pagos, ou anúncios de TV e outdoors?
Provavelmente não.
Tanto o Airbnb quanto o Uber precisam de ferramentas de marketing inovadoras (leia-se growth hacking), e é por isso que isso tem se tornado tão importante para empresas e startups.
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Este artigo foi adaptado do original, “Why Growth Hacking? How Product and Marketing are Directly Correlated?”, do Startup Ship.