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Growth Hacking

Porque a taxa de cancelamento de sua empresa atrapalha a sua capacidade de planejar o futuro

Porque a taxa de cancelamento de sua empresa atrapalha a sua capacidade de planejar o futuro

Você está pensando em seu crescimento, mas a sua taxa de cancelamento é muito importante nessa etapa


Você está pensando em seu crescimento, mas a sua taxa de cancelamento é muito importante nessa etapa

A taxa de cancelamento é uma métrica muito importante na hora de planejar o crescimento da sua empresa.

A taxa de cancelamento é uma métrica muito importante na hora de planejar o crescimento da sua empresa.

Cada empresa de SaaS deve se manter focada em mitigar a suas taxas de cancelamento.

Isso, porque uma maior retenção permite que a sua empresa possa crescer mais rapidamente, reduzir o custo de aquisição de clientes, e reduzir o capital necessário para o negócio crescer.

Mas há uma razão adicional para se concentrar nas taxas de cancelamento: a previsibilidade, Quanto mais dólares um negócio cria, menos previsível é o seu desempenho.

Vamos pintar um cenário hipotético que gerou 2 milhões em receitas no ano passado, as previsões de crescimento de 5 milhões para esse ano, o que representa 250% de crescimento anual.

O gráfico abaixo representa graficamente o transporte de mais receita para empresa como função da taxa de rejeição atual.

Considere sobre isso, a fração de receita que gerou uma renovação de clientes. Se o negócio atinge 0% de cancelamento, 40% da receita desse ano já está garantia, já que 2 milhões já estão garantidos.

Se, por outro lado, a empresa gera cancelamento, ela vai precisar repor as suas receitas perdidas, para só depois conseguir buscar o crescimento novamente.

É claro que, quanto mais rápido uma empresa cresce, menor será a sua taxa de reposição de clientes.

A sua taxa de cancelamento vai influenciar diretamente no planejamento do crescimento de sua empresa.

A sua taxa de cancelamento vai influenciar diretamente no planejamento do crescimento de sua empresa.

Por exemplo, se o negócio crescer em 300%, e tiver 0% de cancelamento, ela vai crescer mais do que o esperado, já que manteve os 40% da receita advinda de clientes atuais, e ultrapassou a sua meta.

O importante é entender que, se a sua empresa não perder nenhum cliente que tinha no ano passado, todo o cliente que ganhar será considerado crescimento.

As empresas mais desejadas são aquelas que conseguem ser previsíveis. Prever a taxa de crescimento, reter clientes e continuar dando lucro.

E uma startup pode prever com uma precisão maior tudo aquilo que pode realizar, a equipe de gestão pode tomar melhores decisões sobre quando a empresa irá crescer, aumentar os gastos com marketing, levantar capital, e tomar outras decisões.

A empresa está a um passo mais perto de criar uma máquina de fazer dinheiro.

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Este artigo foi adaptado do original, “Why Your Startup’s Churn Rate Affects Your Company’s Ability To Plan Its Future”, de Tomasz Tunguz.

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