Que tal fazer um teste de usabilidade e saber como seus potenciais clientes vão reagir ao seu produto? Criamos um passo-a-passo para ajudar você
Você sabe o que é preciso para fazer um teste de usabilidade? Você não precisa ser um especialista em usabilidade para testar o que está construindo.
Tudo que você precisa para começar está aqui.
Antes de começar, não seja criterioso demais no planejamento. Obviamente você pode passar horas, dias ou semanas planejando o teste de usabilidade perfeito.
O problema é que a ideia da perfeição impede você de testar o seu produto logo e de, principalmente, testá-lo suficiente.
Por isso, em vez do planejamento, tenha em mente que você precisa testar logo, porque é justamente a melhoria contínua que vai fazer toda a diferença.
Se você está fazendo um teste pela primeira vez, você precisa ficar de olho nesses 4 checkpoints.
O primeiro deles, é importante dizer as pessoas que você está testando o seu produto, e não testando as pessoas. Lembre-se de se antecipar aos problemas que podem ocorrer, avisando seus usuários.
Além disso, escreva um cenário que reflita o propósito do seu site. Por exemplo, digamos que você está trabalhando em um site de doações para a caridade.
Explique isso ao seu usuário: “imagine que você deseja fazer uma doação mensal a uma organização de caridade que você gosta. Você chegou até aqui, e queremos descobrir se seria legal você fazer isso usando o nosso aplicativo. Por favor, explore a nossa ferramenta”.
Não se esqueça também de dar aos seus usuários uma tarefa concreta para que eles façam. A melhor maneira de se certificar que seus usuários estão testando as características que você quer que sejam testadas é mostrar isso a eles.
O exemplo mais óbvio é o de testar o seu processo de inscrição, ou algo do tipo. Você pode pedir aos usuários: “você já explorou o local por alguns minutos. Agora, por favor, tente se inscrever para nosso serviço e deixe-nos saber sua opinião”.
Finalmente, seja um observador silencioso, ao invés de um facilitador. A regra de ouro aqui é que o testador deve liderar a conversa em, no mínimo, 80% do tempo.
Seu trabalho consiste em observar o seu comportamento e entender o sentido de tudo aquilo que eles estão dizendo.
Em caso de dúvida, mantenha a boca fechada ou faça perguntas abertas, como: “o que você acha que aconteceu?”, ou “o que você espera ao clicar nesse link?”.
A realização de um teste de usabilidade precisa ser analisada extensivamente. Dito isso, aprenda a analisar os resultados dos testes de usabilidade, se você ainda não realizou nenhum teste.
Mais importante do que saber o que pedir, perguntar ou ouvir de seu usuário é entender como interpretar tudo isso.
Normalmente, os testes de usabilidade são feitos por especialistas. O problema óbvio com essa abordagem é que esses especialistas precisam relatar os resultados para você e sua equipe, o demanda tempo e dinheiro.
Ao fazer os testes por si mesmo, as coisas ficam muito mais fáceis. Depois que você simplesmente começar a testas, vai colher o feedback dos usuários e terá material para trabalhar por muito tempo.
Uma vez, eu estava criando um protótipo de um sistema web, e iniciei um teste com 4 usuários. No início, eu queria capturar suas telas e vozes durante as sessões para consultar posteriormente.
Depois, descobri que não era necessário, uma vez que depois de apenas 1 teste, eu tinha tantos resultados que decidi cancelar os 3 restantes e simplesmente melhorar o projeto, afirma Stefan Rössler, do Userbrain.
Agora é a hora de usar os resultados. Você já deve saber onde isso tudo vai dar: você vê como as pessoas têm problemas com seu design, melhora com suas observações, e repete o processo até que as pessoas não tenham mais problemas com o seu produto.
O que você está esperando? Se não se sente pronto, dê uma olhada no teste demo de Steve Krug.
Além disso, decida o que você quer testar e siga os passos acima. É mais fácil do que você imagina, e você vai encontrar mais do que imagina… mesmo se acabar fazendo tudo errado.
Se quiser, dê uma olhada nos slides abaixo. Eles vão ajudar a contextualizar um pouco do passo-a-passo para os testes de usabilidade.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Startup Growth Academy #5: DIY usability testing for startups”, do Growbots.