Está pensando em como o growth hacking pode ajudar a sua empresa a crescer? Aqui está o que você precisa saber
Ao longo dos últimos anos, você já deve ter ouvido o termo growth hacker ao seu redor, mas o que exatamente é growth hacking e como ele é diferente do velho marketing?
Aqui estão as respostas para algumas de suas dúvidas.
#1. O que é growth hacking?
O growth hacking parece ser mais do que um daqueles clichês do Vale do Silício que você vê nascer a cada 2 semanas.
Os growth hackers, muitas vezes (mas nem sempre) se sentam em uma posição única, no cruzamento entre os dados (análise estatística e programação), marketing e desenvolvimento de produtos.
Ao falar com escritor de MakeUseOf, Matthew Hughes sobre a sua compreensão do termo, ele disse que para ele growth hacking é um processo para atrair usuários, tendo um olhar analítico entre plataforma, marketing e os usuários.
#2. Como o growth hacking se difere do marketing?
Se você tem lido sobre isso on-line, você provavelmente sabe que este é o lugar onde o debate real reside.
As comunidades online batalham sobre esta questão sem descanso, mas, no entanto, parece que há uma diferença entre os profissionais de marketing e os growth hackers, embora essa linha possa ser um pouco turva.
O marketing pode ser focado no redirecionamento, mudança da percepção pública, melhorando o conhecimento da marca, etc. Nenhum desses focos é explicitamente sobre crescimento.
O growth hacking, por outro lado, explicitamente gira em torno do crescimento de uma empresa, quer seja através da melhoria/mudança da mensagem de marketing, o produto ou a experiência do usuário.
O objetivo final é, na maioria das vezes, o crescimento no número de usuários dedicados em um determinado produto.
Se você considerar o crescimento” e o foco na construção rápida de determinadas métricas dentro de uma empresa, você verá que o growth hacking se manifesta mais para as startups, em vez de grandes corporações.
As empresas estão em busca de crescimento rápido, mas sem o custo elevado que uma campanha de marketing mais tradicional pode incorrer.
É aqui que a palavra hack entra. Os growth hackers procuram atalhos, rotas alternativas ou caminhos completamente novos para chegar a esses números de alto crescimento, acrescentando uma dimensão extra de criatividade e curiosidade na mistura.
#3. Que tipo de tática que estamos falando?
É impossível resumir isso para você de forma rápida ou facilmente. Toda a premissa do growth hacking significa que as táticas utilizadas por uma empresa não são necessariamente replicáveis por outra.
Quando a Dropbox assegurou que tanto a indicação quanto a pessoa receberia benefícios, ao invés de uma situação normal em que os benefícios são reservados exclusivamente para a pessoa que faz a indicação, ajudou a garantir que os cadastros disparassem com sucesso.
Outro exemplo de sucesso é Buzzfeed, uma empresa que ajusta suas manchetes, textos e imagens em tempo real para ver o que vai aumentar o compartilhamento.
Como uma espécie de teste A/B, mas há várias variáveis que estão sendo alteradas simultaneamente e em tempo real. Os resultados falam por si.
#4. Outros recursos
Há uma riqueza de informações para aprofundar, se você quiser saber mais sobre growth hacking.
Aqui vão algumas delas favoritas:
- Os growth hackers são os novos vice-presidentes de marketing.
- Quais são os top 10 consumidores web de growth hacks?
- 13 lições extremamente importantes de mais de 50 growth hackers.
- O empilhamento das odds para o crescimento autêntico.
- Como a Tempo trabalhou o growth hacking de seus aplicativos antes de serem lançados.
- Como ganhar 5 mil cursos online do Udemy rapidamente?
Você está pronto para começar?
O pensamento em torno do termo growth hacking foi (e muitas vezes ainda é) confundido com outros aspectos do marketing, promoção e construção de um negócio.
Ele parece ter o seu próprio conjunto de habilidades específicas que define esse papel para além de outras posições.
Isso é, obviamente, um papel ainda em desenvolvimento, no entanto, com as ferramentas e métodos disponíveis ao alcance dos growth hackers, o futuro parece muito emocionante para quem embarca nessa carreira.
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Este artigo foi adaptado do original, “A Short Introduction to Growth Hacking”, do Make Use Of.