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Como os fatores de persuasão se relacionam com relações públicas

Como os fatores de persuasão de relacionam com relações públicas

Você está tentando cobertura da mídia? Aqui está uma maneira de fazer isso usando a ciência da persuasão


Você está tentando cobertura espontânea da mídia? Aqui está uma maneira de fazer isso usando a ciência da persuasão

O que a ciência da persuasão pode nos ensinar em relações públicas?

O que a ciência da persuasão pode nos ensinar em relações públicas?

Muito se fala sobre a ciência da persuasão e como usá-la a nosso favor, seja no momento de influenciar as pessoas, vender ou melhorar nossas relações comerciais.

Agora, será que podemos relacionar esses fatores com a rotina de relações públicas? Aqui está uma maneira de usar a ciência da persuasão no trabalho de relações públicas.

#1. Reciprocidade

As pessoas sentem obrigação de dar quando recebem algo. Favores e parcerias abundam no mundo dos negócios.

A chave para a reciprocidade é ser o primeiro a fazer, ter certeza que o que você está dando é valioso, personalizado e inesperado. No reino de relações públicas, isto pode ser manifestado de muitas maneiras.

Por exemplo, você poderia compartilhar contatos com um meio de comunicação para ajudá-los a encontrar a história que eles estão procurando.

Quando você receber alguma cobertura de mídia valiosa, coloque algum dinheiro para promover isso nas mídias sociais e certifique-se de que eles saibam que você está fazendo isso para ajudar os 2 lados.

Este tipo de mídia convergente pode percorrer um longo caminho para a construção de um relacionamento. Se você pode ajudar a peça a atingir um público maior, você não só vai ajudar o seu cliente, mas a mídia também.

E eles vão lembrar da próxima vez que você entrar em contato.

#2. Gostar

As pessoas dizem sim para as pessoas que gostam, e nós tendemos a gostar de pessoas semelhantes, de cortesia e de cooperação. Antes de começar lançando coisas para a mídia, separe um momento para pesquisar.

Leia alguns artigos, aprenda a voz da mídia, identifique algumas semelhanças que possam ter com você e elogie isso em posts recentes.

Mas não aja de maneira assustadora. Ninguém quer se sentir como se tivessem sendo perseguidos. E o mais importante, não se esqueça de ser verdadeiro com o que você diz.

#3. Escassez

Simplificando, as pessoas querem mais das coisas que não podem ter, ou têm menos.

Na mídia, a abordagem clássica tira proveito desses sentimentos. Ao lançar alguma matéria na mídia, identifique em seus canais, aqueles que serão mais benéficos para promover a sua notícia.

Contate-os pessoalmente antes de quaisquer outros canais e ofereça o seu produto ou história de maneira exclusiva. A chave é fazer com que as pessoas sintam-se especiais.

As pessoas têm sede daquilo que é escasso.

As pessoas têm sede daquilo que é escasso.

#4. Autoridade

As pessoas seguem a liderança dos especialistas. Você não vai estar sempre com toda a autoridade se os outros provarem o seu valor, antes de você.

Torne-se um especialista e use a sua autoridade em sua vantagem no momento de gerar mídia.

#5. Consistência

Neste caso, a consistência está em buscar compromissos. Se você está tentando algo grande, tente uma abordagem incremental: marque pequenos compromissos, compromissos voluntários e públicos.

Você, pelo volume e consistência vai chegar onde pretende.

Por exemplo, se você está tentando ganhar cobertura para um e-book bastante chato e longo, primeiro pergunte à mídia se eles estariam interessados em vê-lo em vez de inundar a sua caixa de entrada com um anexo grande.

Assim que tiver o sinal verde, envie o material com o pedido de cobertura. Eles estarão mais dispostos a atender o seu pedido, porque se comprometeram de alguma maneira.

#6. Consenso

As pessoas olham para as ações e comportamentos dos outros para determinar o seu próprio. Claro que, um profissional de RP, não basta dizer a uma mídia que ela deveria cobrir algo porque a outra cobriu.

Mas pense assim: se você está lutando para chegar a uma ideia ou a um cliente, pesquise especificamente o que os editores estão cobrindo sobre o assunto.

Há uma boa chance de que um ângulo semelhante vai funcionar para você também. Saiba o que está funcionando no espaço e tente formular o seu discurso em torno de fatores semelhantes.

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Este artigo foi adaptado do original, “6 Factors of Persuasion and How They Relate to PR”, do Business 2 Comunity.

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