Você está tentando cobertura espontânea da mídia? Aqui está uma maneira de fazer isso usando a ciência da persuasão
Muito se fala sobre a ciência da persuasão e como usá-la a nosso favor, seja no momento de influenciar as pessoas, vender ou melhorar nossas relações comerciais.
Agora, será que podemos relacionar esses fatores com a rotina de relações públicas? Aqui está uma maneira de usar a ciência da persuasão no trabalho de relações públicas.
#1. Reciprocidade
As pessoas sentem obrigação de dar quando recebem algo. Favores e parcerias abundam no mundo dos negócios.
A chave para a reciprocidade é ser o primeiro a fazer, ter certeza que o que você está dando é valioso, personalizado e inesperado. No reino de relações públicas, isto pode ser manifestado de muitas maneiras.
Por exemplo, você poderia compartilhar contatos com um meio de comunicação para ajudá-los a encontrar a história que eles estão procurando.
Quando você receber alguma cobertura de mídia valiosa, coloque algum dinheiro para promover isso nas mídias sociais e certifique-se de que eles saibam que você está fazendo isso para ajudar os 2 lados.
Este tipo de mídia convergente pode percorrer um longo caminho para a construção de um relacionamento. Se você pode ajudar a peça a atingir um público maior, você não só vai ajudar o seu cliente, mas a mídia também.
E eles vão lembrar da próxima vez que você entrar em contato.
#2. Gostar
As pessoas dizem sim para as pessoas que gostam, e nós tendemos a gostar de pessoas semelhantes, de cortesia e de cooperação. Antes de começar lançando coisas para a mídia, separe um momento para pesquisar.
Leia alguns artigos, aprenda a voz da mídia, identifique algumas semelhanças que possam ter com você e elogie isso em posts recentes.
Mas não aja de maneira assustadora. Ninguém quer se sentir como se tivessem sendo perseguidos. E o mais importante, não se esqueça de ser verdadeiro com o que você diz.
#3. Escassez
Simplificando, as pessoas querem mais das coisas que não podem ter, ou têm menos.
Na mídia, a abordagem clássica tira proveito desses sentimentos. Ao lançar alguma matéria na mídia, identifique em seus canais, aqueles que serão mais benéficos para promover a sua notícia.
Contate-os pessoalmente antes de quaisquer outros canais e ofereça o seu produto ou história de maneira exclusiva. A chave é fazer com que as pessoas sintam-se especiais.
#4. Autoridade
As pessoas seguem a liderança dos especialistas. Você não vai estar sempre com toda a autoridade se os outros provarem o seu valor, antes de você.
Torne-se um especialista e use a sua autoridade em sua vantagem no momento de gerar mídia.
#5. Consistência
Neste caso, a consistência está em buscar compromissos. Se você está tentando algo grande, tente uma abordagem incremental: marque pequenos compromissos, compromissos voluntários e públicos.
Você, pelo volume e consistência vai chegar onde pretende.
Por exemplo, se você está tentando ganhar cobertura para um e-book bastante chato e longo, primeiro pergunte à mídia se eles estariam interessados em vê-lo em vez de inundar a sua caixa de entrada com um anexo grande.
Assim que tiver o sinal verde, envie o material com o pedido de cobertura. Eles estarão mais dispostos a atender o seu pedido, porque se comprometeram de alguma maneira.
#6. Consenso
As pessoas olham para as ações e comportamentos dos outros para determinar o seu próprio. Claro que, um profissional de RP, não basta dizer a uma mídia que ela deveria cobrir algo porque a outra cobriu.
Mas pense assim: se você está lutando para chegar a uma ideia ou a um cliente, pesquise especificamente o que os editores estão cobrindo sobre o assunto.
Há uma boa chance de que um ângulo semelhante vai funcionar para você também. Saiba o que está funcionando no espaço e tente formular o seu discurso em torno de fatores semelhantes.
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Este artigo foi adaptado do original, “6 Factors of Persuasion and How They Relate to PR”, do Business 2 Comunity.