Entenda os caminhos para construir uma relação sólida com a imprensa e, ter seus artigos e notícias publicados
Ainda hoje, infelizmente relações públicas continuam sendo um dos canais de marketing mais incompreendidos. Muitas falsas premissas insistem em persistir até hoje.
Como exemplo, muitos empreendedores acreditam que para ganhar espaço na imprensa eles precisam ser amigo de jornalistas, ou que precisam contratar uma agência de relações públicas.
Isso não é verdade. Sendo assim, vamos descontruir as 7 etapas do processo de relações públicas.
#1. Escolha a sua história
Os meios de comunicação não são tão confusos como muitos supõem. Em sua essência, publicações e jornalistas procuram escrever sobre novos assuntos que sejam significativos.
É importante que esses assuntos e notícias sejam novas. Até porque nada é tão antigo quanto as notícias de ontem, como já diz o ditado.
Em matéria de assessoria de imprensa, é importante que a história exista antes que um artigo seja escrito. Portanto, se você está procurando por cobertura de imprensa é importante que você proponha uma linha histórica aos jornalistas.
Isso é muito importante porque nem todos as histórias são relevantes e dignos de cobertura. Se você está fazendo um novo site, isso pode até interessar para seus funcionários, mas isso não vai interessar à imprensa. Não é algo que as pessoas vão falar.
Se você está se perguntando quais tipos de histórias são de interesse jornalístico, temos uma lista para você. Esses são os tópicos mais eficientes na geração de mídia:
- Os lançamentos da empresa.
- Os lançamentos de produtos.
- Eventos beneficentes.
- Fusões e aquisições.
- Marcos importantes.
#2. Faça o press release
Depois de ter escolhido uma história partimos para a segunda etapa, que são os press releases.
Quando uma empresa tem um anúncio interessante, ela notifica os meios de comunicação através do envio de press releases. Esses comunicados são enviados para jornalistas e publicações por e-mail.
Mesmo que você não acredite, editores e jornalistas leem seus e-mails diariamente em busca de assunto e histórias relevantes que valham a pena serem contadas.
A partir do momento que você começa a produzir press releases, o desafio é ganhar a atenção dos editores e jornalistas. Jornalistas recebem milhares de histórias diariamente. Se o seu release não se destaca logo de início, provavelmente ele não será lido.
A parte mais importante de qualquer press release é a primeira linha. A primeira linha deve fornecer ao jornalista a compreensão clara de que o release é importante.
Depois que você tem o título da sua história, você irá desenvolver o seu press release, que precisa ser dividido da seguinte maneira:
- Título.
- 2 frases que destacam as partes notáveis para a imprensa.
- Primeiro parágrafo: discute a missão da empresa.
- Segundo parágrafo: discute as especificidades do produto.
- Terceiro parágrafo: mais detalhes sobre o produto.
- Quarto parágrafo: começa discutindo as tendências maiores da história.
- Quinto parágrafo: discute sobre a empresa. Para histórias de lançamento de empresas, isso pode incluir uma citação sobre o fundador.
#3. Criando o e-mail
Uma vez que o seu press release está pronto, você precisa enviá-lo aos jornalistas. Se você quer que o seu e-mail seja lido, ele deve ser personalizado e totalmente pessoal. Informações como nome do jornalista, uma saudação sincera e, uma pequena história resumindo o release é fundamental nesse passo.
Você também deve incluir a prova social e presumir que o jornalista não sabe nada sobre você ou sua empresa.
#4. Entendendo como a mídia funciona
Depois de fazer press release e enviar os e-mails é hora de seguir em frente. Antes de fazer isso é preciso entender como funciona a indústria da mídia.
O ciclo de notícias é sobre velocidade. As publicações de grande e pequeno porte competem entre si pela oportunidade de histórias exclusivas e inéditas.
Por isso, para brigar pelas histórias, as empresas podem lançar mão de uma técnica chamada embargo.
Em sua forma mais simples, o embargo funciona da seguinte maneira: a empresa vai distribuir sua notícia para os canais e sondar o interesse deles.
Caso algum canal se interesse, terá de concordar em publicá-lo apenas em uma determinada data e hora. Em caso de aceite, a empresa envia todas as informações necessárias para a publicação.
O embargo é um acordo em que nenhum canal de mídia pode publicar uma história antes de um tempo definido.
#5. A exclusiva
O problema com o método de embargo citado acima é que, muitas vezes quando você recebe centenas de e-mails por dia, não há muito incentivo para concordar com um embargo.
A estratégia, nesse caso, é oferecer uma história exclusiva para a publicação. Com isso, apenas um canal tem exclusividade de publicação para publicar o material primeiro.
Depois que o artigo foi publicado, a empresa pode entrar em contato com outros meios de comunicação.
As vantagens de uma exclusiva são:
- A empresa aumenta suas chances de cobertura de grandes veículos.
- Grandes publicações reproduzem histórias umas das outras.
- Ser coberta em uma publicação de grande alcance.
Para isso, nenhum empreendedor, ou funcionário precisa ser amigo de um jornalista. Essa é uma prática comum na mídia.
#6. Cobertura ampliada
Quando o seu artigo estiver online, a equipe precisa promover para amigos, investidores, parceiros e muito mais.
Você deve, em seguida, enviar o e-mail para outros veículos, mostrando o interesse de um veículo em publicar seu release.
É importante lembrar que mesmo se uma publicação recebe uma exclusiva, a matéria ainda pode ser publicada por outros canais, após publicada.
#7. Repita o processo
Se você seguiu os passos acima, deve ter como objetivo ser destacado em uma série de publicações principais, bem como dezenas de publicações menores e/ou regionais.
Sua tarefa é repetir este processo a cada 10 a 12 semanas, ou sempre que a sua empresa tiver algo para anunciar.
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Este artigo foi adaptado do original, “Desconstructing PR: Advice From A Former Venture Beat Writer”, do Startup Marketing.