X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Inbound Marketing

Seu press release é chato. Aprenda a torná-lo memorável

Seupressreleaseéchato.Aprendaatorná lomemorável

Aprenda o processo de escrever um press release para impulsionar o seu negócio


Aprenda o processo de escrever um press release para impulsionar o seu negócio

Você já parou para pensar no processo de criação de seu press release.

Você já parou para pensar no processo de criação de seu press release.

Todos empreendedores descobrem, mais cedo ou mais tarde, que é preciso mais do que visão de negócio para trazer uma ideia à vida.

O que ninguém diz é que para conseguir você vai precisa de um arsenal de ferramentas de marketing inteligentes para conhecer isso. Agora, antes de se lançar em busca da agência de marketing perfeita, há alguns passos que você deve tomar.

E tudo começa com um press release. Um press release bem trabalhado pode fazer maravilhas tanto para uma empresa estabelecida quanto para uma startup.

Aqui está por onde começar.

#1. Faça seu dever de casa

Para um press release ser eficaz ele precisa ser feito de acordo com a mídia em que será publicado. Uma sólida compreensão do jornalista para que você está querendo atingir vai lhe ajudar a entende o tipo de história que eles gostam de cobrir.

Isso vai ajudar na elaboração do press release de uma forma que desperta o interesse do jornalista e, finalmente faça você ser publicado.

É importante ter em mente que o mesmo comunicado de imprensa pode ser escrito de várias formas.

É até você encontrar um ângulo mais adequado e para destacar os trechos de informações mais relevantes para um jornalista particular. É essencial saber com o que você está lidando antes de pega o seu telefone e enviar e-mail.

Traçar suas bases antes de trabalhar a sua magia é absolutamente fundamental.

#2. Pense como um jornalista ou repórter

Antes de escrever  o seu press release, tenha em mente a pessoa que está do outro lado. Isso irá afetar a forma como você cria o lançamento e até mesmo afetar as suas palavras.

Lembre-se que os jornalistas e editores estão ocupados buscando novidades por todos os lados da internet.

Eles não tem muito tempo livre livre para percorrer e-mails inábeis e prolixos.

Seja o mais claro e conciso possível – quanto menos palavras, melhor. Você deve garantir que cada palavra usada é essencial.

Além disso, certifique-se que  seu comunicado explica claramente porque o jornalista deve se preocupar.

Se você pode satisfazer o porque e manter a atenção de um jornalista, você está no caminho certo.

Antes de escrever um press release para um jornalista, aprenda a pensar como um.

Antes de escrever um press release para um jornalista, aprenda a pensar como um.

#3. Escreva seu press release

Você pode se sentir oprimido pela primeira vez que você se sentar para escrever um comunicado de imprensa. É uma ideia inteligente começar pela escrita livre.

Uma vez que seus pensamentos vão tomando forma, é mais fácil voltar e editar. Você provavelmente vai se pegar fazendo um monte de revisão antes de saber se o seu comunicado deve ser enviado.

O jornalismo é impulsionado por aquilo que é conhecido como os 5 W: quem (who), o que (what), quando (when), onde (where) e por que (why).

Verifique se o seu comunicado responde a essas perguntas. Se não, você vai precisar considerar melhorar o seu texto.

O lede também é muito importante. Essa é a frase introdutória, que precisa capturar a atenção de um jornalista para saber mais. A liderança deve conter o equilíbrio perfeito entre informação factual e intrigante.

Uma vez que você se sentir confiante com o conteúdo do comunicado de imprensa, é hora de uma revisão ortográfica completa.

#4. Acompanhe após o envio

Às vezes, a eficácia do comunicado de imprensa encontra-se no acompanhamento do jornalista.

Poucos dias após o envio do seu press release, envie um breve e-mail de acompanhamento. Isso deve reiterar os pontos principais e fazer o jornalista querer cobrir a história.

Escrever um press release leva tempo e uma certa prática. Você tem que estar disposto a reescrever e ouvir das pessoas que elas não estão interessada.

Aconteça o que acontecer, não desista. No final, a sua persistência vai funcionar melhor do que qualquer outra coisa no lançamento de seu empreendimento.

____

Este artigo foi adaptado do original, “Your Press Release is Boring! Here’s How to Make It Memorable”, da YFS.

Comente este artigo

Populares

Topo