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Marketing de Conteúdo

3 passos para aumentar a performance de seu conteúdo

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Fazer marketing de conteúdo já não é mais suficiente. Você precisa começar a se preocupar com sua performance


Fazer marketing de conteúdo já não é mais suficiente. Você precisa começar a se preocupar com sua performance

Apenas com um conteúdo de alta performance é possível escalar sua estratégia de marketing.

Apenas com um conteúdo de alta performance é possível escalar sua estratégia de marketing.

Das origens mais humildes do pensamento white hat, que afirma que o conteúdo é rei, até a campanha maciça de marketing para buscadores, o marketing de conteúdo percorreu um longo caminho.

No entanto esse caminho está chegando ao fim. Estamos em uma bifurcação na estrada, quando de trata de conteúdo: o próximo caminho que tomarmos vai levar a nossa viagem ao próximo nível, ou em um buraco negro que não vai nos levar a lugar nenhum.

O caminho certo pode ser conhecido como performance do conteúdo, e é menos sobre como chegar lá e mais sobre o que fazemos ao longo do caminho.

Por isso, vamos falar sobre os componentes a performance do conteúdo, onde não basta apenas criar conteúdo de qualidade, mas também a otimização do conteúdo e, o principal, a mensuração de conteúdo.

O cenário do marketing de conteúdo

Não é preciso dizer o quanto o conteúdo é importante. A maioria dos profissionais, junto com as marcas de vanguarda estão fazendo conteúdo de uma forma ou de outra.

Na verdade, de acordo com o Content Marketing Institute, a campanha de marketing B2B mais eficaz alocou 39% de seu orçamento em conteúdo, em 2013.

Não é preciso lembrar, também, quantos dados temos que lidar atualmente. A quantidade de conteúdo sendo criado vai de antemão com a quantidade de dados que está sendo produzida.

Quando mais conteúdo, maior a competição e mais difícil é – como consumidores e profissionais de marketing – eliminar o ruído e escalar o plano de conteúdo com eficiência.

O marketing de conteúdo de alta performance

Passo #1: encontre seu público

O conteúdo de alta performance começa com a compreensão da demanda pelo conteúdo. Seu objetivo é ser visível onde seu público está procurando por seus produtos e serviços.

Mas, a demanda para os tipos de conteúdo está mudando a cada dia e a audiência que você servir espera mais do que nunca esperou de marcas e influenciadores.

No passado, os compradores em um site de e-commerce ficavam satisfeitos com produtos bem categorizados em um site e um bom produto.

Agora esses mesmos clientes querem ajuda para comprar o produto, oferecendo a compra de guias e uma experiência de compras personalizada. Na prática, fornecer o conteúdo para ao seu público pode dar a ele uma experiência valiosa sobre a marca.

Um grande exemplo de marcas que ajudam a responder perguntas e educar seu público é a Nordstrom, e seu vídeo sobre lenços, respondendo a pergunta: “como amarrar um lenço?”.

Marcas que vencem são marcas que sabem onde seu público está e como eles gostam de receber informações. Então eles criam ativos de conteúdo que são otimizados para as buscas na internet.

Aqui estão 5 dicas para o direcionamento do seu público como parte de uma estratégia de conteúdo desempenho:

  1. Mensure a demanda olhando para o desempenho de seu conteúdo na internet ao longo do tempo, e explorar o conteúdo com melhor aceitação.
  2. Avalie as tendências em torno dos tipos de conteúdo que seu público quer. Como cada ativo de conteúdo exige recursos, seja claro sobre aqueles que estão com alta demanda para conseguir mais retorno.
  3. Mergulhe a sazonalidade do seu negócio e entenda quando você precisa aumentar a conteúdo com base em suas temporadas, altos e baixos.
  4. Examinar formas de extrair dados do concorrente, para que possa obter diagnóstico de como sua estratégia de conteúdo está funcionando contra seus concorrentes.
  5. Lembre-se, a performance do conteúdo é sobre casar dados com sabedoria e orquestrar campanhas que cabem dentro da vida de seus consumidores.

Passo #2: otimize o conteúdo para o sucesso da pesquisa

Encontrar o seu público, e leva-lo até você não é suficiente para que você aumente a performance do seu conteúdo.

É preciso também otimizar seu conteúdo para ganhar a visibilidade onde seu público está. Isso significa levar essas ideias em tempo real e aplica-las para a estratégia de um conteúdo imediatamente.

Há uma grande oportunidade para otimizar o conteúdo de maneira eficiente, o que irá conduzir mais conteúdo a longo prazo, e estará concentrado na ferramenta que eles precisam.

Esses criadores de conteúdo não são, muitas vezes, os estrategistas de marketing de uma empresa, mas ainda precisam de acesso à informações para ajudá-los a compreender quais são os tópicos que mais têm demanda para o seu público.

Otimizar os meios de criação de conteúdo significa:

  • Saber quais os assuntos estão em demanda agora.
  • Compreender o que a concorrência está fazendo com conteúdo para então criar algo único.
  • Ser capaz de executar as melhores práticas de otimização on-page ou otimização de vídeo – ou qualquer tipo de otimização de conteúdo que for necessária.

 

Mesmo com pouca experiência em SEO, os criadores de conteúdo podem seguir diretrizes claras e utilizar a tecnologia para otimizar o conteúdo.

Passo 3: mensure os resultados

Você deve fazer outro artigo com mais profundidade, ou você deve se concentrar em outro vídeo?

Estes são os tipos de perguntas que precisam ser respondidas antes de investir mais tempo e esforço em conteúdo – caso contrário, nós estamos apenas produzindo conteúdo, e não com temos foco em desempenho.

A boa notícia é, está tudo no marketing de conteúdo, então é tudo mensurável. Resume à emissão de relatórios e análises.

Primeiro, você precisa entender quais métricas de conteúdo importam. Isso vai ser diferente para cada empresa e cada parte do conteúdo, mas as métricas precisam ser capazes de dizer o que está acontecendo em torno de seu conteúdo.

Aqui estão apenas um pouco das métricas que você deve considerar:

  • Taxas de rejeição
  • Taxas de conversão.
  • Engajamentos em vídeo.
  • Visualizações de páginas e métricas baseadas em página.
  • Qualidade de links.
  • Tráfego orgânico.
  • Ações sociais no blog de conteúdo.
  • Visitantes únicos.

Ainda mais, ao observar como o conteúdo se desempenhando, segmente por categorias como:

  • Dispositivos móveis: Olhe para o desempenho do seu conteúdo por tipo de dispositivo. Quanto de seu tráfego é móvel e como esse segmento engajar-se com o seu conteúdo? Seu conteúdo está pronto para a mobilidade?
  • Tipo de conteúdo: como é que a aceitação do conteúdo em texto padrão contra o vídeo? Mensurar e reporte sobre como o conteúdo melhor e a página que funciona melhor.

A performance do conteúdo é o futuro da jornada de conteúdo.

Ao passo que as marcas continuarem a investir em conteúdo, mas ainda estiverem enfrentando desafios com o conhecimento do público e o melhor tipo de investimento precisamos escolher um caminho na estrada: um caminho que aumente a performance de sua participação digital, ou um caminho que leve ao velho marketing.

A escolha é sua.

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Este artigo foi adaptado do original, “Content Performance Marketing’ – 3 Steps to Future Success”, do Search Engine Watch.

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