Quer impulsionar seu conteúdo pelas mídias sociais? Temos dicas preciosas
“O conteúdo é o fogo. A mídia social é a gasolina“.
Jay Baer usa esta analogia para explicar a ideia de que o conteúdo é a principal substância em qualquer campanha de marketing digital; os canais de mídia social inflamam esse conteúdo e ajudam ele a se espalhar.
O que isto significa para os profissionais de marketing é que o conteúdo deve ser o núcleo de sua iniciativa de marketing digital.
O conteúdo é o que as pessoas encontram quando pesquisam no Google. O conteúdo é o que as pessoas compartilham nas mídias sociais.
O conteúdo é como as marcas contam a sua história e se conectam com os clientes. E o conteúdo é o que em última análise, leva aos leads e às vendas.
Mas você não pode simplesmente criar um vídeo, postá-lo no Facebook e, esperar que ele gere toneladas de curtidas, compartilhamentos, engajamento e vendas.
Você precisa colocar pensamento e estrutura por trás do conteúdo que você cria e compartilha nos perfis sociais.
Comece com essas 7 dicas para gerenciar e maximizar conteúdo nas mídias sociais.
#1. Conheça o seu público
Se você não sabe quem é seu público, como você vai se conectar com eles? A maioria das marcas tem uma compreensão da demografia do seu público – Idade, sexo, etnia, preferências sexuais e etc.
Mas você precisa ir para além dessas estatísticas para obter uma melhor compreensão dos seus interesses, necessidades, mentalidades e comportamentos para realmente fazer uma conexão e se tornar uma parte importante de suas vidas.
Além dos métodos padrões de descoberta do público – indústria, pesquisa, grupos focais e pesquisas de marca – você também pode usar dados das mídias sociais para construir as personas de seu público.
#2. Forneça valor
Seu conteúdo deve fornecer algum tipo de valor para o seu público. O valor pode ser a educação, o aumento da produtividade, entretenimento ou o custo da poupança.
Para o consumidor, não deve parecer marketing, mesmo que saibamos que, por natureza é um tipo de marketing.
Precisamos proporcionar consciência e lembrança da marca a longo prazo. É ter certeza que sua marca está ali com o consumidor em cada passo ao longo de seu caminho para a compra de modo que quando chega a hora de tomar uma decisão, você é a primeira marca que vem à mente.
#3. Expanda sua conversão
Marcas, especialmente marcas B2B, têm tendência a serem egocêntricas. Elas falam apenas sobre si mesmas – de seus produtos, serviços, características, benefícios, pessoas, cultura, finanças, e assim por diante.
Clientes não querem ouvir isso. Eles são egocêntricos também e, querem saber o que mais a sua marca pode fazer por eles. Para ampliar a conversa e tirar os holofotes de sua marca, você deve criar pilares de conteúdo.
Os pilares de conteúdo fornecem um filtro criativo e sua plataforma está enraizada nas necessidades dos clientes, a voz da marca, personalidade e objetivos do negócio.
Estes pilares representam um ponto de partida que lhe permitem viver dentro do ambiente do núcleo da sua marca – seus produtos/serviços – a o mesmo tempo em que se estendem juntos, relevantes com os aspectos de credibilidade da vida de seus clientes.
#4. Olhe além de Facebook e Twitter
Criar conteúdo não significa automaticamente que os usuários irão consumi-lo, e se envolverem com a sua marca como resultado.
Você deve chamar a atenção para o conteúdo por meio da propriedade, ganhos e os métodos através de uma variedade de pagamento canais, não apenas os grandes.
Pergunte a si mesmo de que outra forma você pode maximizar o valor de cada peça de conteúdo de cada campanha: Você pode tornar o conteúdo mais visível e compartilhável em seu site?
Que outros canais sociais o seu público usa, além do Facebook e Twitter? Você pode usar sites que aceitam envios de conteúdo específico, como Visual.ly para infográficos?
Você usa o Google+ para ligar o conteúdo para o seu site? Se a resposta for não, você deveria começar. O Google+ tem um grande impacto na classificação orgânica.
#5. Conheça suas dimensões
As pessoas compartilham coisas não só porque parecem boas, mas, porque essas coisas os fazem ter um bom aspecto.
Se seu conteúdo é contado de forma inadequada ou aparece borrado e pixelado, ele provavelmente não vai conseguir compartilhamentos por usuários nos canais de mídia social.
Esteja ciente de como o conteúdo será exibido em diferentes redes sociais e dispositivos através da compreensão das várias dimensões de cada canal e, como seu público na maioria das vezes encontra esse conteúdo.
#6. Não ignore o impacto do SEO
Já não é preciso falar sobre o “cruzamento social e o SEO”. Esses 2 serviços não apenas se cruzam, eles se fundem em um esforço conjunto para aumentar a encontrabilidade em todas as plataformas digitais.
Por conseguinte, a separação desses esforços em armazéns e diferentes departamentos não só irá prejudicá-lo hoje, mas certamente no futuro.
Matt Cutts do Google indicou que os sinais sociais – os likes do Facebook, retweets, pins, compartilhar no LinkedIn – não afetam diretamente o ranking de conteúdo, mas ajudam a aumentar o tráfego e gerar links, que são os fatores-chave no ranking.
Cutts também afirmou que eles estão trabalhando na ponderação do ranking de identidades, o que significa que um líder de pensamento em uma determinada vertical receberia uma classificação mais elevada para consultas sobre aquele assunto.
#7. Meça o sucesso
Antes de criar uma única peça de conteúdo ou postar uma mensagem no Facebook, determine o objetivo do seu conteúdo e quais métricas usará para medir o desempenho.
Comece por identificar as métricas importantes dentro de 5 segmento: consciência, consumo, engajamento, ações e impacto em SEO.
Enquanto as métricas específicas de cada segmento irão variar de acordo com a sua estratégia, alguns objetivos e recursos mais comuns são:
- Conscientização: impressões, alcance e menções.
- Consumo: cliques, visitas e referências.
- Engajamento: curtidas, compartilhamentos, +1s e tempo no site.
- Ações: leads/vendas, downloads, inscrições e navegação no site.
- Impacto SEO: aumento do tráfego e atividade natural do site, o aumento de backlinks orgânicos, maior envolvimento em peças de conteúdo específico.
Ao aprender quem é seu público e como você pode agregar valor a eles, identificar os canais de distribuição adicionais, integrar o SEO e, criar um plano sólido para mensurar seus resultados.
Assim, você pode garantir que seu conteúdo tenha combustível suficiente para inflamar toda a mídia social e outros canais de marketing digital.
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Este artigo foi adaptado do original, “7 Tips for Igniting Your Content With Social Media”, do Mashable.