Qual é o segredo para conquistar um público fiel na internet? O primeiro passo é seguir o caminho difícil
Na sua essência, o marketing de conteúdo se resume a um grande desafio: construir e manter um público fiel. Essa, definitivamente, não é uma tarefa fácil.
Durante o Contently Summit NYC, a diretora de marketing da PureWow, Alexis Anderson, a diretora editorial Erin Scottberg da empresa Mediaco e a gerente sênior de marketing Irene Lee da empresa Refinery29 detalharam algumas das estratégias que já foram empregadas com sucesso para construir um público fiel, bem como os passos dados para garantir que seu público está crescendo no caminho certo.
#1. Concentre-se em qualidade, não quantidade
O mercado de mídia se desloca longe das métricas da vaidade, o número de leitores torna-se muito menos importante do que o seu nível de envolvimento.
“O tamanho não importa mais para nós. É muito mais sobre a qualidade percebida do público. Preferimos ter 100 grandes leitores de 1.000 medíocres”, afirma Alexis Anderson.
Ao adquirir um público através de uma campanha de distribuição paga, é crucial controlar a qualidade desses novos visitantes.
Eles estão gastando seu tempo com o conteúdo? Eles estão voltando?
“Queremos que as pessoas se interessem em se envolver com o nosso conteúdo“, disse Anderson, explicando que a PureWow não está interessada na aquisições de leitores que são menos engajados do que seus leitores orgânicos, não importa o quão barato e eficiente é adquirir esses leitores.
“A Refinery29 gasta pouco tempo para ver o que as pessoas fazem e se são o público certo“, disse Lee sobre os experimentos de sua empresa com a aquisição de público pago.
#2. O e-mail é a chave para a construção de um público
Como Jonathan Perelman, vice-presidente de estratégia doBuzzFeed VP disse: “o conteúdo é rei, a distribuição é a rainha e é ela quem usa as calças”.
Anderson é rápida em analisar os benefícios de campanhas de aquisição com foco em e-mail, que dão ao público o que possui, ao contrário do que aluga, como no Facebook ou via Google Display.
“Não compre exibição; compre e-mails dedicados“, ele recomenda.
#3. Abrace o poder das parcerias
“O que tem funcionado melhor para nós em termos de crescimento são as parcerias“, disse Lee.
A parceria com sites semelhantes é uma ótima maneira de não só apresentar um novo público para seu conteúdo, mas em adquirir aqueles que possuem valiosos endereços de e-mail também.
Scottberg apontou que as marcas precisam confiar à compreensão dos seus parceiros em seu público, o que pode ajudar a garantir que a campanha vai repercutir.
#4. Esteja sempre testando
“A chave do nosso sucesso é que nós testamos muito“, diz Lee. A Refinery29 tem uma divisão de testes A/B que testa tudo o que eles mandam.
Eles também usam os dados para determinar quando o conteúdo terá um melhor desempenho e otimizar e-mails e engajamentos nas mídias sociais.
#5. Crie conteúdo de alta qualidade
Isto pode parecer algo imbecil, mas é importante lembrar que a construção de um público sempre volta para a criação de conteúdo de alta qualidade que é feito sob medida para um tipo específico de usuário.
Isso inclui as manchetes e Anderson foi rápida em enfatizar o enorme papel dos títulos da PureWow “atraentes, inteligentes e um pouco picantes” que brincam ao envolver seu público através de e-mail e mídia social.
Mas, claro, títulos altamente clicáveis ainda precisam cumprir sua promessa, como Scottberg observou.
#6. Lembre-se das questões de design
Um ótimo design não significa ter apenas boas imagens. Em nosso mundo moderno de tecnologia, é absolutamente imperativo certificar-se de que seus e-mails e site possuam versões para celular.
Lee ressalta que simplesmente mudando o módulo de inscrição de e-mail no celular, que antes era completamente inacessível, rendeu mais de uma centena de assinaturas de inscrições de e-mails por dia em um teste limitado.
Isso mostrou a prova do conceito e permitiu à Refinery29 dedicar tempo para aperfeiçoar o módulo.
#7. Não pegue atalhos
Nas palavras poderosas de Anderson: “o crescimento não é um atalho“.
___
Este artigo foi adaptado do original, “‘Growth Is Not a Hack’: 7 Strategies For Building a Loyal Audience“, do Contently.