X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Marketing de Conteúdo

7 maneiras de criar um conteúdo simples de um assunto complexo

maneirasdecriarumconteúdosimplesdeumassuntocomplexo

O segredo do conteúdo é expressar uma informação complexa de maneira simples. Aqui estão os 7 passos para chegar lá


O segredo do conteúdo é expressar uma informação complexa de maneira simples. Aqui estão os 7 passos para chegar lá

Qual é o segredo de um conteúdo simples?

Qual é o segredo de um conteúdo simples?

Você está cheio de informações e tem uma história dramática para o seu público? Bom, mas aqui está a dura verdade: cada pequeno conhecimento em todo o mundo fica completamente sem sentido se você não fizer alguma coisa com ele.

O conhecimento enfrenta o mesmo obstáculo da distribuição: malandragem, esperteza de livros, conhecimento teórico e o conhecimento prático – tudo se torna um pouco sem sentido se as pessoas guardam isso pra si mesmas, ou se tentam explicar aos outros de uma forma que é difícil de entender.

É muito mais inteligente simplificar sua mensagem e explicá-la de uma forma que seja acessível, mantendo nuance e precisão, do que acumular informações e resmungar porque os outros simplesmente não entendem – ou pior, explicar de uma forma complicada.

É provável que você se sinta confiante explicando o que você sabe.

Você responde perguntas comuns dos leitores, usa estudos de caso e conta histórias envolventes.

Mas como você transmite informações que você recebeu de alguém – talvez um líder da indústria, pesquisador, ou pessoa que trabalha em um campo altamente especializado?

Aqui estão 7 passos que dou que promovem a compreensão de assuntos complexos.

#1. Faça perguntas idiotas

Você precisa fazer perguntas óbvias (incluindo as que fazem você se sentir estúpido) porque vai provocar respostas simples.

Se você age como se tivesse um conhecimento aprofundado de um tema – quando você não tem – a pessoa que você está entrevistando vai usar uma linguagem mais complicada.

Para servir o seu objetivo final de explicar as novas informações para o seu público, pense com a cabeça de um leigo.

#2. Crie analogias simples

Faça perguntas adicionais para certificar que você entendeu as respostas para as perguntas que fez.

Compare e contraste um assunto complicado em algo bem conhecido.

Verifique se as analogias são precisas e, se assim for, elas são uma ótima maneira de explicar o conceito aos seus leitores.

#3. Seja específico

Agora que você está familiarizado com os conceitos básicos, é hora de aprender mais detalhes.

Seja específico com seu conteúdo e aprofunde seu conhecimento.

Seja específico com seu conteúdo e aprofunde seu conhecimento.

#4. Investigar

Este é um passo divertido: procurar histórias interessantes que complementam as descrições das funções confusas.

Pergunte aos especialistas o que gostaria que alguém os pergunte ou os equívocos comuns sobre a sua indústria para obter respostas vivas.

#5. Elimine jargões

Tenha alguém revendo a sua escrita para se certificar de que ela é acessível. Uma coisa que é preciso buscar é se seu conteúdo usa palavras que são desnecessariamente complicadas.

Corte o jargão desnecessário e a linguagem complicada ajuda as pessoas a compreender melhor a sua escrita – defina claramente um termo ou elimine.

#6. Verifique os fatos

Após ter removido uma linguagem vaga e revisto o seu texto, pergunte ao especialista que conversou para rever o seu conteúdo ou ter alguém em que cheque o campo para garantir que sua escrita transmita a mensagem adequada.

Esta etapa minimiza informações de fatos imprecisos.

Etapa # 7: Apresente o seu material

Você precisa de uma conclusão. Precisa apresentar o que criou.

Crie o seu conteúdo e mostre como você transformou algo difícil em extremamente compreensível.

Bônus: Preste atenção ao feedback

Você pode pensar que sua descrição foi extremamente fácil de entender, mas outros ainda podem ter dificuldade com ela.

Por outro lado, sua descrição pode ser muito simplista e os especialistas podem pensar que você perdeu aspectos importantes. Que tal pedir para um leigo ler e dizer o que entendeu?

E quando falamos leigo, estamos dizendo avós e pais. Por que não? Se eles entenderam, outros vão entender.

Ouça o feedback para ajudar a orientar o seu trabalho futuro. Agora vá adiante e libere informações.

___

Este artigo foi adaptado do original, “6 Ways to Simplify Complex Content While Maintaining Sophistication and Nuance”, do Copyblogger.

Comente este artigo

Populares

Topo