A co-criação é a próxima etapa do marketing de conteúdo, em que autores e marcas promovem em conjunto a educação de seu mercado
Agora a maré está alta para uma das tendências de marketing de conteúdo: a ideia de que as empresas devem atrair e reter clientes, criando e capacitando um conteúdo relevante e valioso.
Mas, treinar profissionais de marketing para criar toneladas de conteúdo, ou contratar jornalistas para serem contadores de histórias da sua marca, pode manter você longe de seu público.
Prepare-se para a segunda onda do marketing de conteúdo: a co-criação. Para isso, tudo que você precisa é a vontade, a inteligência e uma paixão em construir comunidades.
Aqui está simples programa de 7 passos que qualquer empresa, pequena ou grande, pode implementar, para criar um programa de co-criação de conteúdo.
#1. Saiba qual público você quer alcançar
Muitas empresas pulam esta etapa, mas pense muito sobre quem você gostaria de conquistar. Você não pode atrair a todos, assim estreite seu foco e entenda aquilo que você quer alcançar.
Onde as pessoas estão passando o seu tempo? Quais sites e publicações elas leem?
#2. Encontre seus heróis
Identifique as poucas pessoas certas que podem ser defensores apaixonados, evangelistas e campeões para a sua marca.
Um pequeno número de indivíduos, mesmo que tenham seguidores sociais relativamente modestos, poderão começar a mover a agulha no botão de partida.
#3. Convide-os para o ecossistema.
Não seja fraco e pedir para “apoiarem” você. Seja específico e estruture o programa de co-criação. E diga a eles que sua empresa está à procura de líderes, e que gostaria que eles enviassem um “guest blog post” para o seu site.
Se você lhes der esse nível de especificidade, eles estarão dentro ou não, e você vai começar a receber os posts. Diga-lhes os benefícios específicos que vão receber em contrapartida ao participar: associação da marca, link-backs para seu site, maior visibilidade, melhor SEO, e possivelmente até mesmo brindes e descontos.
#4. Crie harmonia na comunicação.
Certifique-se de manter contato. Não fique em silêncio, disse ela. Converse com eles, pelo menos, 2 vezes por mês.
Traga-os para o calendário editorial, compartilhe temas que você gostaria que eles escrevessem sobre e defina as expectativas para quando eles deverão entregar o seu próximo post.
#5. Faça junto
Traga esses defensores da marca para seu sistema de gerenciamento de conteúdo e deixe-os criar rascunhos.
Torna-se uma experiência de união de verdade, disse ela, dando a sensação de que eles são parte de sua equipe.
Pense em todos os diferentes tipos de maneiras que você pode redirecionar uma parte do conteúdo: no Slideshare, no Pinterest, na LinkedIn.
#6. Co-promova descaradamente.
Deixe-os colocar todos os seus esforços sociais por trás da co-criação. Use ferramentas sociais para espalhar a palavra em suas redes e a deles.
#7. Repita e refine.
Treine seus influenciadores e continue a melhorar o seu programa. Você não vai deixar perfeito na primeira vez, mas com o uso contínuo você vai finalmente chegar a um processo que funcione para todos e beneficie seu resultado final.
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Este artigo foi adaptado do original, “Co-creation: 7 Steps to the next evolution of contente marketing”, do Socialmedia.biz