Veja como transformar o seu conteúdo em algo que as pessoas vão compartilhar
A eficácia dos meios de comunicação social, vem de sua capacidade de explorar o desejo mais intrínseco das pessoas: o desejo de compartilhar.
As pessoas compartilham por razões diferentes. Aqui estão segredos e gatilhos específicos da psique humana que motiva as pessoas a compartilharem coisas, e algumas dicas de como você pode usar isso a seu favor.
#1. Validação social
Há um forte desejo de aprovação dentro de nós. Costumamos deixar essa necessidade de ser aceito ditar nossas ações, opiniões e decisões.
Essa necessidade de validação torna a popularidade contagiante. Na verdade, não é errado dizer que, na maioria dos casos, a popularidade de algo para uma pessoa é diretamente proporcional à popularidade dessa mesma coisa nos grupos em que ela se identifica.
O que levar em conta
Considere criar botões de compartilhamento (com contagem de ações) claramente visível para todo conteúdo que você publica.
#2. Entretenimento
Um estudo conduzido por Jonah Berger, autor do popular livro Contagious, observou quase 7 mil artigos do New York Times para avaliar quais haviam sido mais compartilhados.
A descoberta foi que, as boas notícias eram mais compartilhadas. A maioria das pessoas querem ser portadoras das boas notícias, ao invés do infortúnio.
Ele descobriu ainda que, o conteúdo que provocava emoções de alta excitação, como alegria, surpresa, emoção, admiração, raiva, frustração ou ansiedade, era compartilhado mais o que todo o resto.
Outro estudo, mostrou que 61% das pessoas online compartilham coisas interessantes, 43% compartilham coisas engraçadas e 29% compartilham conteúdo único.
O que levar em conta
Crie conteúdo reativo. Escreva conteúdo que desencadeie emoções positivas e alta excitação. Certifique-se de que seus títulos evocam curiosidade e admiração.
#3. Valor prático
Berger também descobriu que os artigos mais compartilhados eram não apenas interessantes e surpreendentes, mas também informativo.
Em outro estudo realizado, constatou-se que 84% das pessoas avaliam a utilidade do conteúdo antes de compartilhar qualquer coisa. Uma das razões porque as pessoas compartilham é para enriquecer a vida dos outros.
O que levar em conta
Crie listas de como fazer coisas que abordem especificamente as perguntas mais frequentes que seu público faz, e compartilhe dicas para fazer um processo ou conceito mais fácil de se entender.
Isso ajudará a gerar mais tráfego orgânico dos buscadores, também.
#4. Crenças e causas
As pessoas estão mais propensas a compartilhar o conteúdo que irá ajudar a se definir perante os outros, com 68% das pessoas compartilhando para mostrar aos outros o que eles se preocupam.
Eles compartilham conteúdo que espelha a sua imagem, e 84% das pessoas afirmam que compartilham e mostram apoio a causas e questões que se preocupam.
O que levar em conta
Compartilhe seu conteúdo de maneira que realmente ressoe com seus leitores. Por exemplo, se o seu público é composto por artistas visuais – imagens criativas e inovadoras podem desencadear a partilha.
Investigue seus dados demográficos para entender suas necessidades e desejos para que você possa criar um conteúdo que se relaciona com as pessoas.
#5. Interesse
A grande sacada das mídias sociais está na oportunidade que ela dá aos usuários se conectarem com pessoas afins.
O conteúdo é uma ferramenta que ajuda as pessoas a se envolverem com as outras. Apenas compartilhando ou curtindo uma postagem, o usuário pode reacender uma antiga companhia ou fazer novas conexões com pessoas que compartilham os mesmos interesses.
O que levar em conta
Compartilhar conteúdo relacionado aos trend topics em seu setor, ou aqueles que podem inspirar a discussão vai ajudar muito.
#6. Incentivo
Toda resposta gerada pelas pessoas tem como objetivo ganhar uma recompensa, ou evitar uma punição.
A teoria do incentivo propõe algo similar. Ela afirma que as suas ações são motivadas pelas suas recompensas.
O que levar em conta
Quando se trata de aumentar o compartilhamento, os incentivos poderiam incluir o reconhecimento por parte dos participantes, descontos ou acesso a conteúdos exclusivos.
#7. Estética
Pense na forma, mesmo quando estivermos falando de conteúdo. Organize o seu conteúdo de maneira que seja fácil do leitor escanear e deixe claro o caminho que o olhar deve seguir.
Se os usuários são apresentados a grandes blocos de texto, é provável que eles não leiam tudo.
A hierarquia visual é muito importante para ajudar as pessoas a compreenderem as informações facilmente.
O mesmo vale para web design, tipografia, imagens e cores. Cada elemento deve trabalhar bem em conjunto, fazendo com que o todo seja algo agradável.
O que levar em conta
Use subtítulos e bullets. Quebre os grandes blocos de texto em parágrafos menores. Escolha uma fonte que torne o texto fácil de ler, para que as pessoas gastem tempo interpretando a sua mensagem, em vez de tentar ler as palavras.
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Este artigo foi adaptado do original, “The 7 Secrets to Shareable Content”, da Entrepreneur.