Você está produzindo conteúdo do jeito certo? Aqui está um checklist para você tirar a prova
A parte bonita do marketing de conteúdo é que você pode trazer milhares de compartilhamentos nas mídias sociais, novos assinantes de e-mail e toneladas de comentários.
A parte complexa é que você só consegue fazer isso se suas postagens são obras-primas e você faz corretamente o marketing conteúdo.
Mas o marketing de conteúdo tem tantos elementos que é realmente fácil esquecê-los, certo? Para ajudá-lo a ter sucesso, aqui está uma lista de verificação. Se você acertar pelo menos a maioria dos itens da lista abaixo, o seu conteúdo terá melhor performance.
Títulos
Aqui estão as perguntas a fazer quando elaborar um título:
- Alguém digitaria meu título no Google? Se sim, então é mais provável conseguir mais tráfego de busca.
- Meu título desperta curiosidade? Títulos que despertam curiosidade tendem a obter mais cliques.
- Meu título é curto e direto ao ponto? Se o seu título é maior do que aproximadamente 57 caracteres, vai ser cortado da página de resultados de pesquisa do Google.
- Meu título é claro? Clareza é importante. Se as pessoas não sabem no que estão clicando, irão sair logo de seu site.
- Estou usando as emoções? Se você pode invocar um desejo comum dentro de seu título, chegará a mais pessoas.
- Meu título contém algumas palavras ou frases populares? Se não, não espere qualquer posicionamento no Google.
Introdução
Cada post de blog deve conter uma introdução. Aqui estão algumas das perguntas a fazer ao criar uma introdução:
- Vou me juntar aos meus leitores? Você pode fazer isso com uma pergunta em seu parágrafo introdutório.
- É conciso? Você quer entrar no corpo de seu post tão rapidamente quanto possível. Por isso, 3 parágrafos normalmente são suficientes.
- Fornece uma visão geral detalhada? Uma vez que as pessoas leem sua introdução, devem saber se o post é uma boa opção para elas.
- Será que posso incluir uma foto? Você deve começar seu post com algum tipo de mídia. Seja uma foto ou um vídeo, deve ser algo que estimule as pessoas a clicar.
Corpo do texto
Ao escrever seu post de blog, certifique-se de se perguntar:
- Usei subtítulos? Faça ficar mais fácil para os seus leitores lerem e explorar seu conteúdo.
- Meus parágrafos têm menos de 5 linhas? Seus parágrafos nunca devem ter mais do que 5 linhas. Mais nada vai fazer seu conteúdo parecer esmagador para ler.
- Estou criando uma conversa? Você deve estar usando as palavras “você” e “eu” dentro de seu conteúdo. Isso criará a ilusão de uma conversa.
- Eu coloco em itálico minhas perguntas? Coloque em itálico perguntas dentro de seu post. Isso vai fazer seu conteúdo parecer mais personalizado.
- Estou contando uma história? Seus leitores vão ficar entediados, a menos que você os mantenha ligados. Não há nenhuma maneira melhor de fazer isso do que contar uma história.
- Estou usando mídias para melhorar meu conteúdo? A partir de gráficos e imagens para vídeo e áudio, a mídia ajudará a personalizar o seu post.
- Meu conteúdo é conciso? Se seu conteúdo está cheio de besteiras, ninguém vai querer lê-lo.
- Estou tentando parecer inteligente? Usar palavras bonitas e falar baixo com seus leitores são ótimas maneiras de perdê-los.
- Assimilou com quaisquer eventos atuais? Use o Google e Yahoo Notícias para identificar tendências que irão ajudá-lo a gerar conteúdo que trará mais tráfego.
- Qual emoção eu estou passando? Seu conteúdo deve apelar para certas emoções como humor ou raiva. Escolha um ou alguns deles e use-os durante todo o seu conteúdo. O objetivo é colocar seus leitores através de uma montanha russa emocional como nas novelas.
- Eu formato meu post corretamente? De bullets para citações, as ferramentas de formatação que o WordPress fornece fará seu conteúdo ficar mais digerível.
- Estou linkando a alguém? Linke sempre para outros sites, quando apropriado. Desta forma, você pode enviar esses sites quando você publica seu post e pedir-lhes para compartilhá-lo em seus perfis sociais.
- Eu mencionei experts no meu post? Incluir citações de opiniões de outras pessoas dentro de seu post, vai ajudar seu conteúdo a ganhar mais credibilidade. Além disso, você também pode pedir para esses especialistas compartilharem seu conteúdo através das redes sociais.
- Eu fiz backup de minhas reivindicações? Você não pode fazer afirmações e esperar não ser questionado. Use estatísticas e dados que irão ajudá-lo a criar confiança com seus leitores e que irá marcá-lo como um especialista.
Conclusão
Quando terminar seu post, pergunte-se:
- Terminei meu post com uma pergunta? Esta é uma ótima maneira de ajudá-lo a gerar mais comentários. Além disso, coloque em itálico a pergunta.
- Eu fui capaz de resumir meu post dentro 3 parágrafos curtos? Um resumo deve ser curto e direto ao ponto e fornece a essência do seu post para os seus leitores.
- Meu resumo tem menos 200 palavras? Se o seu resumo tem mais de 200 palavras, você está enrolando. Idealmente, deve ser em torno de 100 a 150 palavras.
- Eu deixei as coisas abertas? Seu post não deve ser lido como um veredito final sobre um assunto. Em vez disso, convide seus leitores a participar de uma conversa sobre isso.
- Minha conclusão incentiva as pessoas a lerem meu conteúdo? Algumas pessoas irão ler sua conclusão antes de ler o seu conteúdo. Se for sedutora, eles irão rolar para cima para ler o resto.
Promoção
Antes de publicar seu post, pergunte-se:
- Estou publicando meu post durante o momento e dia ideal? Há uma ciência no marketing de conteúdo. Este gráfico lhe dirá quando publicar o seu conteúdo.
- Devo publicar o post no meu site ou de outra pessoa? O melhor lugar para publicar seu conteúdo incrível é tipicamente em outro site. Este blog vai explicar o porquê.
- Coleto e-mails? Você não deve publicar conteúdos, a menos que você esteja coletando e-mails. E-mails são a melhor maneira de levar as pessoas a voltarem ao seu site.
- Tenho um lead magnet? Um lead magnet seduz as pessoas a dar-lhe seus endereços de e-mail. Você pode oferecer um e-book livro ou um PDF em troca de um e-mail.
- Tenho botões de compartilhamento social ao longo do meu post? Ao usar plugins de rolagem social como Flare, coloque cliques para links de mídias sociais dentro de seu post, incentive o compartilhamento social da forma que puder.
- Eu criei uma lista de perfis sociais dentro do meu espaço? Toda vez que você publica um post, você deve fazer evangelismo, pedir às pessoas para compartilharem seu conteúdo. Ainda faço isso, mesmo recebendo centenas de milhares de visitantes a cada mês.
- Estou usando metas de tags de mídias sociais? Se não, seu conteúdo não vai fazer tão bem quanto possível quando compartilhado nas principais redes sociais.
- Mencionei minhas fontes especializadas quando compartilhei? Incluir seus nomes de usuário em seus tweets aumentará a probabilidade de retwittarem seu conteúdo.
- Tenho influenciadores enviando uma mensagem direta no LinkedIn? É uma tática simples que pode ajudar a gerar mais ações. Leia este post do blog para mensagens de modelo para o LinkedIn.
- Readaptei meu conteúdo? Ao transformar seu blog em um PDF ou um conjunto de slides e compartilhar na web, você pode obter mais tráfego. Basta enviar estas versões diferentes de seu conteúdo para sites como o Slideshare, e você verá mais tráfego. Certifique-se de ajustar o conteúdo, no entanto, você não quer ser atingido por uma penalidade de conteúdo duplicado.
- Eu compartilhei meu conteúdo mais de uma vez? Você deve estar compartilhando o seu post pelo menos 2 ou senão 3 vezes, em canais sociais como o Twitter. Nem todos os seus usuários verão seu conteúdo na primeira vez que você tweetar.
Conclusão
Perguntar a si mesmo as 40 questões acima fará você descobrir rapidamente se você está fazendo tudo o que você precisa para garantir o sucesso de seu conteúdo.
Não se preocupe se você não está fazendo tudo que está nessa lista. Basta olhar para este post. Quanto mais você aproveitar, melhor será.
Então, quais outras perguntas você deve fazer antes de publicar seu próximo post do blog?
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Este artigo foi adaptado do original, “The Ultimate Content Marketing Checklist: 40 Questions to Ask Yourself before Publishing Your Next Blog Post”, do Quick Sprout.