Você enxerga o conteúdo produzido por sua empresa como uma ação estratégica ou tática? Aqui está sua resposta
Nos sentimos no direito de dizer que o conteúdo é uma estratégia de marketing, porque parece ter todas as respostas certas para os desafios da organização.
Questões como:
- Como atrais os prospects certos?
- Como vamos estabelecer como uma autoridade que pode cobrar preços e taxas premium?
- Como podemos explicar nossa proposta de valor de forma relevante para o nosso mercado?
A resposta é: marketing de conteúdo.
Mas, temos problemas, entretanto, quando interrogamos o marketing de conteúdo de maneira direta:
- Como o marketing de conteúdo constrói a confiança?
- Como o marketing de conteúdo pode nos tornar relevante para nosso público-alvo?
- Como devemos priorizar os investimentos em marketing de conteúdo?
Neste ponto, o marketing de conteúdo começa a fraquejar. As respostas à essas questões apontam para uma estratégia mais fundamental.
Neste ponto, parece que o marketing de conteúdo ainda carece de versatilidade de nível estratégico.
Marketing de conteúdo como uma tática de branding
Na ilustração abaixo, já mapeamos o que uma marca faz e como ela é comunicada ao público.
Essa é uma visão simplificada, mais ainda útil para identificar visualmente onde o marketing de conteúdo desempenha seu papel.
O branding é um conceito poderoso porque constrói o reconhecimento, a familiaridade, confiança e relevância do dia-a-dia. Ele concretamente incorpora o produto na vida do cliente.
No entanto, o branding tem sido sempre melhor na construção de reconhecimento, a familiaridade e, em alguns casos, a confiança.
O marketing de conteúdo se utiliza de ferramentas que permitem contar histórias ricas e entreter o público. Agora, o conteúdo cria experiências que conectam pessoas a produtos que vão em direção às necessidades do cliente de maneira específica.
Ao fazer blogs, podcastings, vídeos, e outros tipos de conteúdo multimídia, as marcas envolvem seus clientes em uma experiência 360º.
Mas o marketing de conteúdo é tão eficaz como a construção da sua marca. Conteúdo sem branding não tem o ingrediente emocional necessário para uma conexão relevante.
Então, se pensarmos estrategicamente, o marketing de conteúdo é uma tática poderosa de branding. Mas, ele não é apenas branding.
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Este artigo foi adaptado do original, “Is Content Marketing A Strategy Or A Tactic”, do Pushing Social.