Você está dando atenção ao conteúdo que produz? Entenda como o ele impacta em seus resultados
O conteúdo é uma das poucas formas de marketing que tem um retorno sobre composição.
Funciona como uma conta bancaria, que começa pequena e recebe ganhos incrementais, mas com o tempo se torna grande.
Assim, os esforços de marketing de conteúdo exigem um investimento consistente, mas em última análise, pode render grandes resultados.
Os esforços do HubSpot provam essa máxima: atraindo mais de 1 milhão de leitores por mês em seu blog.
Vamos usar alguns dados hipotéticos para provar o ponto. O conteúdo não é relevante apenas por 1 dia. Apenas cerca de 1/3 das visualizações e um post são gerados no primeiro dia.
Na verdade, o gráfico abaixo mostra a função densidade de probabilidade para a quantidade de pageviews por post em 2014. Ele mostra que um post típico irá gerar entre 1 ou 2 vezes mais tráfego durante o tempo.
Ao criar uma campanha de marketing de conteúdo, o marketing delibera sobre o seu equilíbrio entre conteúdo sempre vivo, lugares que são sempre interessante para os leitores, e conteúdo temporal.
As campanhas de marketing de conteúdo que distorcem a favor de mais conteúdo original irá crescer mais rápido e maior do que aquelas que se concentram no conteúdo temporal.
Vamos comparar 2 blogs hipotéticos.
O primeiro blog é um blog focado em conteúdo sempre atual. Cada post gera cerca de 150 visualizações em um dia, por cerca de 20 dias.
Os posts veem a decadência modesta, mas ainda geram cerca de 18 consultas por dia, depois de 1 ano.
Você pode ver claramente o efeito da capitalização. Em 1 ano, o blog está gerando mais de 250 mil visitantes por mês.
Lembre-se que este é um exemplo hipotético, com execução perfeita. Mas a ideia ainda se mantém.
Contrastando com essa estratégia, temos uma estratégia temporal. Nesse exemplo, cada post gera cerca de 150 visualizações no primeiro dia, 20 no segundo, mas a degradação é muito mais agressiva.
Até o final do ano, cada post gera 1 visita por dia. O tráfego desse blog, ao final do mesmo período dirige 70 mil visitantes, menos de 1/3 do que o anterior.
Enquanto o conteúdo temporal dirige menos tráfego, eles mantém os eu blog fresco.
Mas, para se beneficiar desses efeitos combinados, os profissionais devem investir constantemente em conteúdo atual que continua contribuindo para o aumento do tráfego, a construção da marca e, eventualmente, gerar vendas.
___
Este artigo foi adaptado do original, “The Compounding Returns Of Content Marketing”, do blog do Tomasz Tunguz.