Os vídeos estão aos poucos ganhando espaço nas estratégias de conteúdo. Veja como lançar mão deles para melhorar seu conteúdo
Se estivéssemos a 5 anos no futuro, você estaria lendo ou assistindo a esse artigo? Como o vídeo continua tendo a sua ascensão inimitável, essa é uma questão importante para ponderar.
Em 2017 o vídeo será responsável por 69% do tráfego na internet, de acordo com a Cisco. O tráfego dos vídeos on demand por si só quase triplicaram.
Folheando algumas estatísticas sobre o assunto, nenhuma estatística depõe contra o crescimento acelerado dos vídeos.
Com o vídeo rapidamente se tornando um dos principais meios de informação e entretenimento, as pequenas empresas que não incluem o vídeo em suas estratégias de marketing estrão se arriscando demais.
O vídeo é o futuro do marketing de conteúdo. Vários estudos já mostraram que metade das empresas já estão fazendo uso desse recurso.
A Nielsen afirma que 64% dos profissionais de marketing preveem que os vídeos irão dominar suas estratégias de marketing em futuro próximo. Não é difícil perceber por que.
Quando se trata do alcance, o vídeo é incomparável. O Youtube recebe mais de 1 bilhão de visitantes únicos mensalmente, e isso é mais do que qualquer outro canal.
Outra estatística intrigante é que o 1 em cada 3 britânicos assistem pelo menos 1 vídeo online por semana – o que representa uma audiência semanal de mais de 20 milhões de pessoas apenas no Reino Unido.
As histórias de sucesso dos vídeos que se tornaram virais são lenda. A recente campanha da Volkswagen, por exemplo, fez com que 3 vídeos da montadora fossem vistos, ao todo, em 155 milhões de vezes.
Envolva os espectadores e eles vão compartilhar o vídeo com os outros. Eles vão passar mais tempo em seu site, e mais tempo interagindo com a sua marca.
Para qualquer campanha de mídia social, qualquer estratégia de SEO, o vídeo é sem dúvida uma ótima ferramenta.
O vídeo é naturalmente envolvente, e vital para as empresas oferecerem conteúdo que seja fácil de digerir, já que estamos vivendo em uma época de sobrecarga de informação.
Se 1 imagem vale mais do que mil palavras, 1 minuto de vídeo vale 1,8 milhões de palavras. É o que dizem os pesquisadores da Forrester.
Mas, será que o vídeo realmente é acessível para as pequenas empresas? Absolutamente.
Os custos de produção caíram significativamente nos últimos anos e você não precisa ser um gênio técnico para descobrir como usá-lo.
Aplicativos como o Vine, com seus 6 segundos de vídeo aumentaram dramaticamente a oportunidades para as empresas com um orçamento limitado.
No entanto, se você quer algum retorno para o seu investimento, você precisará ter algumas coisas em mente.
Considere sempre o público que você está tentando alcançar e garanta que o vídeo é relevante para eles. Se esse não for o meio mais adequado para transmitir a sua mensagem, provavelmente você está perdendo tempo.
Não negligencie as mídias sociais, e não se esqueça de promover seus vídeos através dos múltiplos canais.
Se você quiser realizar plenamente o potencial de seu vídeo, você deve tornar mais fácil para os usuários encontrarem e compartilharem o que você está fazendo.
Finalmente, seja criativo, não apenas com os seus vídeos, mas também na hora de estudar outros vídeos que podem ser úteis para você.
A criatividade sempre vai vencer o custo de produção. Se você seguir essas lições direito, os vídeos não serão apenas o futuro do marketing de conteúdo, mas serão o seu futuro.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Why online vídeo is the future of contente marketing”, do The Guardian.