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Marketing de Conteúdo

Sua estratégia de conteúdo é também uma estratégia de recrutamento

Sua estratégia de conteúdo é também uma estratégia de recrutamento

Você já pensou no alcance da sua estratégia de conteúdo? Ela funciona não apenas como uma estratégia de recrutamento de clientes, mas de funcionários também


Você já pensou no alcance da sua estratégia de conteúdo? Ela funciona não apenas como uma estratégia de recrutamento de clientes, mas de funcionários também

O seu conteúdo não é apenas uma arma de engajamento. É uma arma de recrutamento.

O seu conteúdo não é apenas uma arma de engajamento. É uma arma de recrutamento.

Dizem que os reservatórios de talentos estão secando, e que existe uma seca no setor, uma busca por talentos que estão praticamente se esgotando.

Muito parecido com a seca, há vários fatores que contribuem para essa crise. O primeiro é gerencial. Como os baby boomers se aposentaram, eles estão deixando para trás as vagas que os trabalhadores mais jovens não estão preparados para preencher.

A segunda é a recessão. No seu auge, 60% da força de trabalho planejou procurar um novo emprego quando a economia se recuperou.

Depois que isso aconteceu, 54% das empresas perderam os melhores talentos dentro de apenas 6 meses.

Essas pessoas estão exigindo culturas de trabalho e oportunidades únicas de desenvolvimento.

E com uma força de trabalho encolhendo, que é mais móvel do que nunca, a concorrência entre os potenciais empregadores é feroz. Enquanto recrutadores corporativos fornecem soluções paliativas, há uma melhor maneira de atrair e reter talentos.

Quando bem feito, o conteúdo digital pode ter o mesmo impacto transformador na área de RH, assim como o faz no marketing. É simples: excelente conteúdo atrai grandes pessoas, e isso incentiva as pessoas que estão criando o conteúdo para se manter.

Imagine que o candidato ideal encontre um artigo publicado em um canal externo. Enquanto ele lê o artigo, desenvolve uma compreensão mais profunda de seu nicho de mercado.

Ao clicar em sua presença na mídia social, ele se encontra imerso no conteúdo de dua empresa. Seus posts, discussões no LinkedIn e tweets se juntam para criar uma imagem clara de como é trabalhar em sua empresa.

O candidato sente um senso de conexão com sua cultura corporativa e decide enviar seu currículo.

Na mesa de entrevista, ele se revela bem informados sobre a sua estratégia de negócios. Ele entende a indústria e tem uma ideia clara de como pode contribuir para o crescimento. Enquanto as outras entrevistas foram rígidas e formais, essa é coloquial e emocionante.

O candidato começa o trabalho. Porque tem acesso a todo o seu conteúdo digital, grande parte de sua formação é autodirigida e começa imediatamente.

Este novo contratado está pronto para agregar valor no momento em que se junta à equipe.

Você pensou no conteúdo por esse lado? Nosso conteúdo é a nossa ferramenta de recrutamento mais poderosa.

Use o conteúdo para atrair candidatos para a mensagem da sua empresa.

Use o conteúdo para atrair candidatos para a mensagem da sua empresa.

Uma simples página no LinkedIn não vai aumentar seus esforços de recrutamento, no entanto. Para exercer conteúdo digital como uma ferramenta eficaz de RH, você precisa estabelecer estratégias e processos profundos.

Embora o departamento de marketing provavelmente irá fazer a maior parte do trabalho, o esforço deve ter a colaboração de todos – com o RH, RP, vendas e equipes de mídias sociais.

Como primeiro passo, incorpore seus objetivos de RH em sua estratégia de conteúdo geral. Como você vai chegar a potenciais contratações? Como você pode diferenciar a sua empresa?

A partir daí, coloque um sistema no lugar. Designe especialistas no assunto e, estabeleça um calendário editorial. Todas as engrenagens – de escrita e edição de mídia social – devem ser estrategicamente alinhadas antes de avançar.

Embora um bom sistema seja crítico, não vai garantir um bom conteúdo.

Durante o processo criativo, priorize autenticidade acima de tudo. Autopromoção só vai prejudicar a sua credibilidade, assim, incentive o compartilhamento de ideias originais.

Caso contrário, você está desperdiçando recursos.

Um estudo de Edelman revelou que, quando se trata de fornecer informações sobre a empresa, o público confia mais em funcionários do que CEOs. Isso faz todo sentido.

Em última análise, os funcionários são os soldados na linha de frente. Eles têm todos os motivos para dizer que são.

Quando seus melhores funcionários falam do que pensam, eles atraem pessoas semelhantes. E a auto expressão é uma parte vital do sentimento de ser valorizado e satisfeito.

Finalmente, certifique-se de acompanhar o impacto de seu conteúdo. Capturar os endereços de e-mail dos usuários com um download de um pedaço do conteúdo permite que você observe os leitores interagirem com documentos, anexando a sua identidade para suas ações.

Essa informação é inestimável para achar candidatos de baixa qualidade.

Afinal, se o requerente não ter tempo para ler o seu conteúdo, ele é realmente o melhor funcionário para a vaga?

O conteúdo humaniza a sua marca. O que proporciona uma janela para a alma da sua empresa, e quando seus principais colaboradores têm uma voz, você pode alcançar grandes vitórias.

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Este artigo foi adaptado do original, “Your Content Strategy Is Also a Recruiting Strategy”, da Harvard Business Review.

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