X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Releases

Comércio ganha alternativa para escassez de troco


Serviço inovador incentiva consumidor a colocar moedas de metal em circulação

Para facilitar a circulação de moedas metálicas entre consumidores e estabelecimentos comerciais surgiu o CataMoeda, serviço inovador no Brasil que promete reduzir custos e obstáculos relacionados à falta de troco no comércio.

O serviço, que já está em operação em hipermercados da rede Condor no Paraná, oferece um incentivo concreto para que as moedas voltem a circular na economia, além de fazer com que os brasileiros valorizem o dinheiro que estava esquecido ou acumulado.
O processo é simples e rápido. Para utilizar o CataMoeda, o consumidor deve ir ao estabelecimento e depositar suas moedas na máquina, que calcula o valor recolhido e emite um vale-compras com a quantia depositada pelo usuário mais um bônus sobre o valor total.

Já no caixa, o usuário apresenta esse vale bonificado, que é válido como dinheiro, abatido do valor total das compras e traz impressa a data limite para ser trocado no estabelecimento que abriga a máquina ou em parceiros cadastrados.

O serviço incentiva o aumento de gastos dos clientes existentes, gera uma venda antecipada em dinheiro e direciona um fluxo de novos consumidores para os locais onde as máquinas estarão operando, como supermercados, farmácias, lojas de conveniência, shopping centers, rodoviárias e aeroportos, explica Victor Levy, CEO da CataMoeda.

No início, o dono das moedas também pode optar por doar a quantia a uma instituição de caridade e, posteriormente, outros serviços serão agregados ao sistema. Será possível, por exemplo, comprar crédito fragmentado para celular pré-pago ou depositar o valor das moedas em poupança.

O CataMoeda possui um design moderno, minimalista e inovador, e conta com uma área para depósito das moedas, tela de toque, área de retirada do comprovante, webcam, área de descarte para moedas rejeitadas e gaveta armazenadora, operada por senha.

Até o momento, a empresa CataMoeda já tem quatro pedidos de patentes. O sistema, todo desenvolvido no Brasil, é interativo, escalável e funciona em tempo real, com operação remota. Ele identifica digitalmente as moedas em circulação e rejeita moedas falsificadas e objetos estranhos.

A máquina contabiliza 90 moedas por minuto e possui um mecanismo que separa o dinheiro em coletores de acordo com o valor e, opcionalmente, já integradas ao software de frente de caixa do estabelecimento.

Atualmente, a CataMoeda se prepara para lançar seu serviço e iniciar a colocação em escala. Assim que deu início às atividades em dois hipermercados paranaenses no início de 2013, dentre eles o mais movimentado do estado, a empresa constatou rapidamente a validação do modelo de negócio, tanto em relação aos depositantes quanto à rede parceira Condor, que viu a necessidade de moedas para troco diminuir substancialmente e tem, ainda, a possibilidade de melhorar a experiência de compra na loja, refletindo em uma fidelização de clientes.

Já no primeiro mês, as unidades em que as máquinas operam deixaram de ser “importadoras” de moedas e passaram, inclusive, a fornecer moedas para outras lojas da rede. Até o início de setembro, as duas máquinas em campo já contabilizaram mais de 210 mil moedas em aproximadamente 5 mil operações, gerando o depósito médio de R$ 9,32.

Histórico da empresa

Depois de vender sua empresa líder de mercado nos Estados Unidos, Victor Levy viajou por três anos para mais de 60 países.

Ao retornar ao seu país, o jovem empreendedor brasileiro aliou uma ideia inovadora a uma grande oportunidade, dando início a um modelo de negócio ainda inexplorado no local. Em seguida, a união de gestores capacitados, bem relacionados e experientes com colaboradores estratégicos fortemente comprometidos acabou por gerar uma série de soluções de design, engenharia e TI ao projeto.

A ideia surgiu em função de uma necessidade do varejo e da própria economia. A valorização e consequente circulação das moedas acabam sendo estimuladas em um processo que pode ser realizado de forma rápida e divertida, que sempre gratifica o usuário, ressalta Levy.

Em 2012, a empresa deu entrada a três pedidos de patentes, relacionados ao desenho e ao sistema da máquina, e a um pedido de registro de marca. Foi desenvolvido o primeiro protótipo funcional, que rapidamente chamou a atenção de investidores e futuros parceiros.

A CataMoeda recebeu então um aporte do Fundo Santa Catarina, fruto da parceria entre as empresas BZ Plan e FIR Capital – afiliada brasileira de um dos maiores gestores de capital empreendedor do mundo, a DFJ. Já no primeiro semestre de 2013, a empresa fez outro depósito de pedido de patente, dessa vez relacionada a uma evolução do mecanismo inicial da máquina.

Sobre o CataMoeda

O CataMoeda é um serviço criado para solucionar o problema da falta de troco e incentivar à circulação de moedas.

A partir de agora, o consumidor pode ir ao estabelecimento parceiro do CataMoeda e depositar suas moedas na máquina, que calcula o valor de forma rápida e divertida e emite um vale-compras com bônus para ser gasto no local. O usuário também pode escolher doar suas moedas para uma instituição de caridade.

Até o momento, a empresa CataMoeda já tem quatro pedidos de patentes. O sistema, todo desenvolvido no Brasil, é interativo, escalável e funciona em tempo real, com operação remota.

Com uma tecnologia moderna, a máquina identifica digitalmente as moedas em circulação e rejeita moedas falsificadas e objetos estranhos.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot