X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Releases

Conheça a Escola de Bambú

Escola de Bambú

Projeto Escola de Bambu quer ajudar a reerguer um país tomado pela guerra civil.


Projeto Escola de Bambu quer ajudar a reerguer um país tomado pela guerra civil

Meu nome é Vinícius Zanotti, sou um jornalista de 27 anos, e escrevo para apresentar o projeto Escola de Bambu. No ano de 2010 tive a oportunidade de viajar para a Libéria, país extremamente pobre situado ao oeste do continente africano, logo abaixo de Serra Leoa.

A Libéria tem uma história triste, devastada que foi por uma guerra civil que durou 14 anos e só se encerrou em 2003. A maior parte dos soldados eram crianças cooptadas pela guerrilha e estimuladas a combater.

Neste país em que não existe rede pública de energia elétrica, saneamento básico, semáforos em funcionamento, asfaltamento em ruas, transporte público e tantos outros benefícios existentes no lado ocidental do mundo, encontrei uma das pessoas mais incríveis que já tive a oportunidade de conhecer: Sabato Neufville.

Sabato, 34 anos, solteiro, adotou 9 crianças órfãs de guerra e é o principal organizador do “United Youth Movement Against Violence”, cuja finalidade é educar adolescentes liberianos e evitar que virem estatística nos elevados índices de violência infantil que ainda atormentam o país. Seu salário é de U$ 800 mensais para trabalhar como prestador de serviços na missão que a ONU mantém na Libéria. Com este dinheiro, além de alimentar e estudar os 9 filhos adotados, financia atividades de teatro, dança e música em dois diferentes bairros. Se não bastasse, ainda construiu uma escola para que 300 crianças da periferia de Monróvia, a capital, pudessem ser educadas na comunidade de Fendell.

O salário que ele consegue repassar aos professores são irrisórios U$ 20, quando o mínimo na Libéria é de U$ 70 mensais. Mesmo assim, os professores da unidade construída com bambus enfileirados não pensam em procurar outro trabalho.

Eles sabem que, se abandonarem a comunidade de Fendell, dificilmente aquelas crianças terão outra oportunidade para estudar. A falta de estudo, para aqueles professores, transformará os jovens em presas fáceis de serem cooptadas e levadas ao campo de batalha num eventual novo conflito.

Diante desta situação, decidi gravar o documentário “Escola de Bambu”. Trouxe o material para o Brasil e retomei contatos profissionais para que pudéssemos finalizá-lo. Depois de concluído o vídeo, decidimos nos organizar para construir uma escola com as condições básicas para um ensino adequado.

Meu amigo e arquiteto André Dal’Bó fez o projeto deste novo espaço, prevendo saneamento básico, cisternas, blocos adobe, e bambus, porém utilizados como elemento estrutural, e não para vedação como na atual escola.

Para solucionar o problema energético, contamos com o projeto desenvolvido pelo também amigo e bioconstrutor Peetssa: um gerador de energia fabricado com ímãs de HDs quebrados e rodas de bicicleta. Uma solução barata, de energia totalmente limpa e renovável.

Em ambos os casos, a tecnologia será repassada para os liberianos como forma de cooperação de conhecimento.

Os dados da Libéria são extremamente alarmantes! Estamos falando do país que ocupa a 6ª posição, de baixo para cima, no Índice de Desenvolvimento Humano.

É também a nação com menor índice de acessos à Internet do mundo: apenas 2800 pessoas conectadas em um universo de pouco mais de 4 milhões.

Como proposta para melhorar estes índices, o projeto Escola de Bambu prevê a construção de uma sala de informática com pelo menos 40 computadores; desta forma, as 300 crianças que lá estudam vão estar inseridas no mundo digital.

Esta nova sala também vai estar apta a atender aos alunos da Universidade da Libéria, que fica a apenas 1 quilômetro do atual terreno.

Estamos em fase de captação de recursos, enquanto buscamos parcerias com empresas ou instituições que se disponham a patrocinar o projeto, cujo valor total é estimado em R$ 250.000,00.

Para isso, vendemos o documentário em DVD, camisetas e canetas com o logotipo que criamos para a campanha visando financiar o projeto.

Nosso grupo, que reúne mais de 33 profissionais brasileiros, todos atuando como voluntários, tenta levar um pouco de esperança e desenvolvimento ao povo acolhedor, sorridente e pacífico da comunidade de Fendell.

É o mínimo que a vida e que aquelas crianças podem esperar de nós. Seja um bambuzeiro você também e colabore com a construção desta nova escola!

Se você gostou do projeto e quer ajudar acesse o site do projeto e faça a sua parte.

Projeto Escola de Bambú

Website do Projeto Escola de Bambú.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot