Imagine a possibilidade de encontrar histórias antes que elas viralizem?
No momento em que um tema virá tendência no Twitter, provavelmente ele já se tornou uma notícia velha.
A empresa de tratamento de dados Dataminr anunciou uma nova ferramenta para os jornalistas. Seu objetivo é buscar notícias antes que elas sejam fortemente publicadas e anunciadas – os furos.
A Dataminr faz isso verificando o Twitter, embora de uma forma diferente, a partir das ferramentas de filtragens já existentes.
A ferramenta jornalística foi desenvolvida em parceria com o Twitter e CNN, cujos jornalistas e editores utilizaram o software por 6 meses e ajudaram a moldá-lo durante esse tempo.
De acordo com o CEO da Dataminr Ted Bailey, o Dataminr é diferente de ferramentas como Tweetdeck, Hootsuite e Twitscoop. O Dataminr é uma ferramenta para usar quando você não sabe pelo que está procurando.
Em vez de filtrar mensagens de toda a base do Twitter – o que implicaria em saber detalhes sobre um evento antes dele ter ocorrido – a plataforma usa um algoritmo que analisa os tweets com base nos parâmetros como geolocalização e relatórios agrupados.
O Dataminr também é capaz de identificar se os relatórios em tempo real têm sido postados por pessoas ou meios de comunicação tradicionais.
Isso ajuda a encontrar uma história em desenvolvimento, em vez de cair nas histórias que já estão sendo relatadas.
Uma vez que o Dataminr detecta um evento nas fases iniciais de uma tendência do Twitter, jornalistas e editores que utilizam o sistema podem ser alertados de diversas maneiras.
O sistema também reúne fotos e vídeos relacionados que podem ser usados para relatar eventos quase em tempo real.
Nos últimos meses, a CNN disse que 2 histórias começaram com a ajuda do Dataminr. Internamente, o sistema jornalístico é conhecido como CNN Tripwire. No evento, os executivos da CNN disseram que o Dataminr For News não substituiu o relatório inicial e tradicional de verificação de dados.
Na verdade, o Dataminr funciona como um sistema de alerta. Após os alertas recebidos pelo Dataminr, os jornalistas ainda fazem chamadas telefônicas e fazem o trabalho braçal para aprofundar a história.
O Dataminr e a CNN também relatam que o sistema tem sido uma fonte valiosa para reportagens.
Embora informações sobre preços não foram anunciadas pela Dataminr, o CEO da empresa afirmou que esse será um produto pago. Haverá um pacote para grandes clientes semelhantes à CNN, mas também portais menores de jornalismo.
___
Este artigo foi adaptado do original, “New Twitter Tool Finds Hot Topics Before They Trend”, da Wired.