Selecionamos algumas das maiores lições dos growth hackers por trás do crescimento de algumas startups
Os 50 maiores growth hackers incluem pessoas como Neil Patel, o co-fundador da KISSmetrics, Ivan Kirgin, um dos responsáveis pelo crescimento do Dropbox, Elliot Shmukler que ajudou no crescimento da LinkedIn e Josh Elman, que liderou o crescimento do Twitter durante sua expansão.
Dito isso, aqui estão algumas dicas que podemos aprender com esses e outros growth hackers responsáveis pelo crescimento massivo de startups de tecnologia.
#1. A retenção é mais importante que a aquisição
As startups precisam se concentrar na retenção de clientes, em vez de pensar apenas em conquistar novos clientes.
O objetivo básico de seu primeiro cliente é mostrar-lhe as brechas de seu funil e/ou como seu produto ou site tem falhas.
Você deve aprender com eles e mantê-los antes de sair atrás de mais e mais clientes para o seu produto. Vá devagar nesse momento.
#2. O crescimento favorece o agnóstico
Há empreendedores que acreditam que alguns métodos de crescimento são mais puros que outros. O único problema é que empresas diferentes exigem diferentes mecanismos de crescimento, devido ao seu tipo de produto, mercado, DNA e equipe.
Ao eliminar o uso de outros canais de crescimento específicos, que são baseados nas emoções, o empreendedor está diminuindo suas chances de escalar.
#3. O método de desenvolvimento de consumidor é imprescindível
Boa parte da metodologia lean inclui desenvolvimento de clientes (customer development), que se trata da atividade de falar com o seu mercado e usuários antes de começar a construir alguma coisa.
Use-o ao pé da letra.
#4. Não deixe os dados decidirem por você
Você deve usar dados para tomar decisões informadas mas os dados não devem conduzir ou ditar seus movimentos.
O maior trunfo de qualquer startup é a capacidade das pessoas envolvidas no time. Pessoas tomam decisões com base nos dados. Mas pensar apenas em dados vai fazer com que você acabe pensando como máquina e tomando decisões que não são boas para crescimento do seu negócio.
#5. Não há atalhos para o crescimento profundo
Muitas coisas podem ser feitas para direcionar tráfego e gerar retenção de usuários para o seu produto.
Algumas coisas podem ser feitas para criar atalhos para um crescimento superficial, mas o crescimento profundo não pode ser manipulado.
#6. Elimine a sobrecarga cognitiva
Fazer um produto complicado não é bom. As pessoas estão sempre buscando por algo que consuma menos tempo e tenha menos etapas para seu uso.
Elimine a sobrecarga cognitiva. A sobrecarga cognitiva é o número de conexões lógicas ou saltos que o seu cérebro precisa fazer para compreender ou contextualizar aquilo que você está olhando.
#7. Use as métricas que importam para o negócio
Para qualquer métrica, geralmente há apenas um indicador que importa, em qualquer ponto.
O problema é que essas métricas são diferentes para cada tipo de startup e para o estágio de desenvolvimento que você está. O seu desafio é descobrir a métrica que importa.
#8. Métricas não ditam o que precisa ser feito
A desvantagem das métricas é que elas não podem dizer o que precisa ser feito. Elas apenas monitoram.
Por exemplo, um teste A/B não podem lhe dar o modelo A e B. É você quem precisa determinar quais são os modelos. O teste só permite que você saiba qual das opções são melhor.
Mas o teste não diz qual é a melhor opção dentro de todas as opções possíveis.
#9. O crescimento não é complexo
O crescimento não é algo para poucos, ou apenas para uma elite. Ele está ao alcance de todos.
Trata-se de uma mistura das pessoas certas, boas análise de dados, boas decisões e bons conselhos. Ele também é o resultado, muitas vezes, de parte confusão, parte sorte.
#10. A linguagem é soberana
Geralmente as startups estão preocupadas com design. Por outro lado, deixamos passar desapercebido os efeitos de nossa linguagem sobre os usuários.
É importante conhecer o poder das palavras.
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Este artigo foi adaptado do original, “10 Biggest Lessons From 50 Greatest Hackers”, do EFYTimes.