Você ouviu falar muito sobre growth hacking, mas não sabe como utilizá-lo na prática? Selecionamos 8 dicas para ajuda-lo
Filosofar sobre crescimento e growth hacking é um passeio. Mas há muita escassez de dicas práticas sobre a construção do crescimento de uma empresa.
Fazer uma empresa crescer é um trabalho árduo e sem nenhum glamour. Como existem milhares de comportamentos que dificultam o crescimento, aqui estão algumas dicas práticas para trabalhar no crescimento.
#1. Demora nas iterações
O exaustivo teste após teste pode levar ao que é chamado de burnout. O burnout em testes acontece quando encontrar uma resposta para uma questão tem um custo mais elevado que sua recompensa.
O primeiro sinal do burnout aparece quando o time começa a ficar sem ideias razoáveis para testar.
Neste ponto, não vale mais apena ganhar e a probabilidade de encontrar uma solução vai diminuindo.
#2. As vitórias fáceis não são reais
Tenha cuidado com as vitórias fáceis. Ela tem a característica de ser fácil por alguma razão.
Essas vitórias podem não valer a retenção dos clientes, por exemplo, porque os usuários não se importam com ela. O problema com as vitórias fáceis é que elas podem drenar a velocidade e os recursos.
#3. A velocidade é o principal objetivo
A velocidade leva ao crescimento e o crescimento só sobrevive com velocidade. Saber o momento certo é essencial para encontrar o crescimento.
Cada teste é uma oportunidade de aprender algo novo. Lembre-se sempre de diminuir tanto quanto possível sem degradar o poder de aprendizado de cada teste e seus resultados.
#4. Teste as camadas de risco
Não morda mais do que você pode mastigar. Se a velocidade é o caminho para o sucesso as grandes iterações podem atolar toda a equipe.
Para manter as coisas em movimento, misture grandes testes e pequenos testes juntos dentro do mesmo sprint para que você possa dar conta do recado.
#5. Resolva as hipóteses nulas
Não se segure em suas ideias como se elas fossem leis. Para que o crescimento seja bem sucedido, o ego precisa ser deixado pra trás.
Espere que a maioria de suas ideias fracassem. Provavelmente mais de 80% dos seus testes serão executados com falhas. Para garantir o crescimento é preciso avançar o conhecimento da empresa sobre o produto e seus usuários.
#6. O atendimento ao cliente é sua defesa
Uma vez que a iteração for testada, validada e for para a produção, alguns usuários certamente vão enviar suas reclamações.
O atendimento ao cliente pode ser um dor melhores defensores de um time de growth hacking. Use as iterações do usuário como mais uma oportunidade para coletar dados qualitativos e feedback do usuário, mas coloque isso em perspectiva.
#7. Dívida técnica é uma morte lenta
Cada engenheiro está constantemente criando novas dívidas técnicas. É impossível evitar. Mantenha a dívida no controle, já que se ele não é gerenciado gradualmente vai sufocando a velocidade.
Certifique-se que as iterações que não sejam devidamente tratadas não sejam enviadas como recursos pela metade para atrapalhar a velocidade.
#8. Gerencie seus produtos com Pareto
A equipe de crescimento é melhor utilizada em pesquisa e desenvolvimento de canais de distribuição. A equipe de crescimento deve trabalhar em produtos com 80%, o que pode ser definido com suficientemente bom estado.
Suficientemente bom significa que o recurso funciona como esperado e os usuários enxergarão o seu valor, mas ainda está faltando o acabamento de qualidade esperado pelos usuários.
O trabalho de 20% do produto deve ser deixado para a equipe principal do produto.
Obviamente, todas as dicas acima são apenas recortes, se você não seguir os conceitos básicos de desenvolvimento de produtos lean e o desenvolvimento ágil de software.
___
Este artigo foi adaptado do original, “8 pratical tips for growth”, do Aaron Ginn’s Thoughts.