Você sabe o segredo do Facebook para atingir 1 bilhão de usuários? Aqui está parte dele
Hoje, Chamath Palihapitiya é um capitalista de risco famoso. Principalmente depois que ele esteve à frente da equipe de crescimento do Facebook e disse que quebrou o código para fazer startups darem certo.
Recentemente, ele deu uma palestra chamada “como colocamos o Facebook no caminho de 1 bilhão de usuários”.
Você pode ver mais um pouco aqui no vídeo abaixo.
E, aqui estão as conclusões mais importantes da palestra de Chamath Palihapitiya.
Não se concentre em vitalidade
No Facebook, eles abominam a palavra viralizar. Tudo que o Facebook queria era:
- Como você recepcionamos as pessoas em nosso site.
- Como você leva as pessoas ao seu momento a-ha o mais rápido possível.
- Como você entrega valor ao produto o mais rápido possível.
Depois que tudo isso é feito, só então você pode propor como está levando as pessoas para conhecer mais pessoas. Essa é a coisa mais importante que o Facebook fez.
Você pode acreditar que a meta número 1 é sobre aquisição, e a meta número 2 é sobre retenção, mas o ponto é que o foco deve ser no crescimento sustentável a longo prazo.
Empresas que escalam com sucesso entendem esse princípio em algum nível. As empresas que não podem aumentar a sua base rapidamente, acabam caindo no penhasco.
Pense na seguinte pergunta: você realmente sabe o que está construindo e por que está?
Você realmente entende como conciliar coisas que podem não ser intuitiva para as pessoas, mas importantes e elas precisam?
Você não é parte da equação
Elimine o ego. Muitos growth hackers do Vale do Silício vivem a vida de empreendedores de startups, ao invés de realmente viver a vida de um desenvolvedor de produto.
As pessoas fazem suposições ao executar a experiência em marketing para se convencerem de que os usuários querem XYZ, quando na verdade ninguém se importa.
Apenas um humilde profissional de marketing de produto pode remover a sua dependência de intuição e concentrar-se em dados.
Encontre a sua métrica de sucesso
O Facebook sabia que estava indo vencer o MySpace quando eles tinham apenas 45 mil usuários, enquanto o Facebook tinha 115 mil usuários, porque eles tinham encontrado a sua métrica de sucesso.
Qual é essa métrica? Fazer com que um usuário tenha 7 amigos em 10 dias.
É uma afirmação simples e elegante do que era para capturar o valor-chave do produto, que permitia se comunicar, entrar em uma rede, encontrar a densidade, e em seguida fazer uma iteração.
Esse foi o único foco que permitiu que a equipe seguisse em direção a um objetivo claro. Eles reformularam toda a experiência em torno de uma premissa simples, porque tinham definido de uma maneira simples, a métrica de sucesso.
Mantenha o foco na otimização de longo prazo
A pessoa que executa o crescimento em qualquer equipe tem que ser estratégica e capaz o suficiente para se envolver na estratégia central do produto.
Quando você entender o valor do produto, você pode criar laços que expõem que uma e outra vez, isso se torna óbvio.
Concentrar-se em otimizar as coisas no curto prazo nunca funciona. Você tem que trabalhar olhando para trás a partir d a seguinte pergunta: qual é a coisa que as pessoas estão aqui pra fazer?
Saiba o momento a-ha que as pessoas querem, e dê isso a eles o mais rápido possível.
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Este artigo foi adaptado do original, “How Chamath Palihapitiya put Facebook on the path to 1 billion users”, do Startup Marketing.