O growth hacker parece ser um profissional mágico para startups. Mas será que você sabe como encontrar um?
Iniciar uma empresa é sem dúvida uma das tarefas mais desafiadores. Um empreendedor precisa de coragem, dedicação e paciência para enfrentar os desafios que surgem a cada dia e ainda ser persistente em perseguir o sonho de criar um produto que resolve uma necessidade de mercado.
No entanto, criar um produto não é tudo. O velho ditado “se você construir eles virão não funciona mais”.
Agora que você tem o produto, qual o próximo passo?
É uma tarefa hercúlea, em si mesmo construir um produto e, em seguida, vem a parte em que você tem lançar o seu produto para o mercado e encontrar as pessoas que gostariam de usá-lo e, em seguida buscar mais pessoas.
Este é o ponto em que a maioria das equipes começa a queimar recursos buscando usuários. Apesar de funcionar temporariamente eles logo percebem que essa situação é insustentável.
E agora, a pesquisa começa a encontrar uma pessoa que pode ajudar a sua empresa a crescer, que sabe como trazer usuários com o mínimo de investimento.
Infelizmente, esse é um desafio ainda maior: encontrar esse profissional, o growth hacker para fazer a sua empresa crescer.
Então, qual é a alternativa?
Você já ouviu falar em terceirização? Sim, a sua empresa pode fazer isso neste caso também. Nem toda equipe de uma startup tem tempo ou recursos para encontrar um growth hacker e a opção inteligente pode ser contratar uma empresa de growth hacking.
Não apenas cuidar do aspecto do crescimento, mas também preencher os buracos no lançamento do produto. Vejamos algumas das principais vantagens em contratar uma agência de growth hacking.
#1. Atuar como a espinha dorsal de uma startup
- A sua empresa quer preparar uma boa campanha de lançamento e não sabe o que funciona melhor?
- Você não tem nenhuma ideia sobre o sistema de referência embutido em seu produto?
- Você está perdendo uma grande quantidade de visitantes que chegam a seu site?
- Você está perdendo uma grande quantidade de visitantes que chegam a seu site?
Agências de growth hacking ajudam você com todas essas questões, porque a sua equipe é composta por técnicos, bem como profissionais de marketing, que trabalham juntos para misturar e combinar ambas as partes para obter melhores resultados.
Vejamos alguns exemplos e ideias sobre como a combinação entre técnica e marketing podem gerar resultados:
- Usar APIs para recuperar informações. Como usar o Mailchimp para adicionar automaticamente um assinante do seu blog para a sua lista do Mailchimp e enviar-lhes e-mails automáticos.
- Filtrar dados para encontrar métricas online que podem ser analisadas para formar dados e orientar estratégias de marketing.
#2. A experiência diminui o tempo de experimentação
Nem todos os canais de marketing podem agir como uma alavanca de crescimento para o seu produto. Dependendo do nicho de seu produto, servir um canal específico pode funcionar melhor para você.
Por exemplo, um produto de segurança online para profissionais teria uma resposta melhor em plataformas como a LinkedIn em vez do Facebook.
Agências que trabalham com várias cliente que têm uma compreensão ampla de vários canais que funcionam com mercados específicos. Isso economiza tempo e recursos de uma startup que seria desperdiçado com experiências simples.
#3. Uma startup pode se mover mais rápido com uma equipe
Contratar um growth hacker não é apenas difícil, mas uma tarefa tediosa. Decidir sobre o conjunto de habilidades que você quer ver em um growth hacker é um desafio e não pode ser respondido pela maioria das startups porque eles têm apenas uma coisa em mente: “precisamos de um growth hacker”.
Alguns dos contras de encontrar um growth hacker individualmente:
- É muito difícil encontrar uma pessoa com todas as habilidades.
- Mesmo que ele seja um bom programador, designer e profissional de marketing, ele não terá tempo suficiente para trabalhar em todos os aspectos ao mesmo tempo.
- Se ele funciona em todos os lados, sua produtividade cai e ele não será capaz de se concentrar em uma área ou segmento.
No entanto, uma agência de growth hacker já deve vir com um pacote completo que inclui programadores, designers e profissionais de marketing orientado a dados.
Eles trabalham juntos para sincrozinar todos os aspectos de como o produto pode garantir que não haja perda no funil de vendas.
Trabalhar com uma equipe de crescimento garante que o tempo necessário para implementar uma estratégia de crescimento reduz enormemente e a equipe do núcleo pode se concentrar naquilo que fazem melhor: construir o produto.
Como encontrar o ajuste certo
Não é fácil. Aqui estão algumas perguntas a fazer antes de contratar uma agência de growth hacking.
- O que exatamente a sua agência pode fazer pela minha empresa?
- Em quais empresas vocês trabalharam ajudando no crescimento?
- Como os resultados foram positivos em seus clientes anteriores? (peça referências ou depoimentos).
- Quanto tempo, recursos e contribuição da equipe são necessárias para o funcionamento do trabalho?
- Quão forte é cada membro da equipe em suas respectivas áreas?
- Se a agência tem uma equipe pequena, ele vão trabalhar exclusivamente com você ou com vários clientes?
Se você estiver satisfeito com as respostas para as perguntas acima, você pode estar certo de que encontrou a equipe certa.
Certifique-se ainda que a sua agência entende o seu produto e sua abordagem bem e entenderá o plano que eles propõem.
___
Este artigo foi adaptado do original, “An alternative for a Growth Hacker?”, do Growth Hacking Pro.