Qual a diferença entre marketing e growth hacking? A única coisa que importa é o marketing que funciona
O termo growth hacking causa raiva hoje em dia, mas será que ele é só um termo novo para algo que já existe, um termo bobo?
Não que o foco no crescimento seja bobagem e certamente não acho que usar a criatividade e engenho para ganhar a atenção e construir uma base de usuários é bobagem, quer dizer – apenas não há nada realmente novo sobre isso.
Profissionais de marketing eficazes sempre foram growth hackers de coração.
A nova geração dos tipos de growth hackers querem que você acredite que eles são quase anti-marketing, quando, na verdade, tudo o que eles fazem é marketing anti-desperdício – mas isso é algo que todos devem ser capazes de concordar.
Os chamados growth hackers podem argumentar que eles olham para produtos e recursos de serviços como um meio para um fim de um crescimento real.
Mas esta é apenas uma outra forma de distribuição de preenchimento de redes de crescimento e participação online.
A maior parte da atenção dada a este termo está saindo do Vale do Silício e as startups de tecnologia estão crescendo rapidamente nesse espaço.
Por isso há uma grande ênfase sobre a necessidade do growth hacking esclarecerem a tecnologia ou até mesmo programadores.
A verdade é que, no mundo em que vivemos hoje nenhum profissional de marketing vai sobreviver se não for bom em tecnologia, não mergulhar em todas as ferramentas on-line e ganhar pelo menos uma apreciação para back-end e desenvolvimento front-end.
O único desafio que temos quando colocamos growth hacking e profissionais de marketing em lados opostos é que os hackers parecem acreditar que o crescimento a qualquer custo pode ser racionalizado.
Essas acrobacias que visam enganar os membros da mídia ou desviar o tráfego da comunidade de outra pessoa, que para muitos é aceitável se forem feitas em nome do crescimento.
Para cada caso de growth hacking de sucesso de um Dropbox ou AirBnB existem dezenas de startups tentando fazer as coisas que além do normal em termos de atividades que poderiam sustentar uma marca a longo prazo.
O marketing eficaz é focado em crescimento – a longo prazo, o crescimento sustentável.
A única maneira de conseguir isso é descobrir maneiras de construir um publico, mover uma parte desse público para torná-los engajados, usuários e clientes e, em seguida, se concentrar em obter o maior número de pessoas nos grupos que permanecem fiéis.
Você pode fazer isso através da criação de uma quantidade enorme de consciência da forma mais barata possível.
Você pode fazer isso através da construção de confiança, criando uma experiência incrível e fazendo algo que quase obriga as pessoas a falarem sobre você e seus produtos.
Mas o mais importante – você faz isso medindo cada evento ao longo dessa jornada e olhando profundamente e duramente o que funciona e o que não funciona.
Em seguida, você vai trabalhar para chegar mais perto do que funciona e menos do que não funciona.
O marketing eficaz, não importa como você vai chamá-lo, não é uma única tática ou evento, é um processo que vive e morre por sua capacidade de testar, medir e se adaptar. Sucesso que por qualquer outro meio, na maior parte do tempo acontece por acidente.
Se você não está usando um processo guiado e você não está equipando esse processo foco total na análise usando ferramentas como Analytics, Mixpanel ou KissMetrics você está simplesmente brincando com seu marketing ou growth hacking ou qualquer termo que você escolha para aplicar seus esforços hoje.
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Este artigo foi adaptado do original, “Growth Hacking is Just Effective Marketing”, do Duct Tape Marketing.