Você está pensando em seu crescimento, mas a sua taxa de cancelamento é muito importante nessa etapa
Cada empresa de SaaS deve se manter focada em mitigar a suas taxas de cancelamento.
Isso, porque uma maior retenção permite que a sua empresa possa crescer mais rapidamente, reduzir o custo de aquisição de clientes, e reduzir o capital necessário para o negócio crescer.
Mas há uma razão adicional para se concentrar nas taxas de cancelamento: a previsibilidade, Quanto mais dólares um negócio cria, menos previsível é o seu desempenho.
Vamos pintar um cenário hipotético que gerou 2 milhões em receitas no ano passado, as previsões de crescimento de 5 milhões para esse ano, o que representa 250% de crescimento anual.
O gráfico abaixo representa graficamente o transporte de mais receita para empresa como função da taxa de rejeição atual.
Considere sobre isso, a fração de receita que gerou uma renovação de clientes. Se o negócio atinge 0% de cancelamento, 40% da receita desse ano já está garantia, já que 2 milhões já estão garantidos.
Se, por outro lado, a empresa gera cancelamento, ela vai precisar repor as suas receitas perdidas, para só depois conseguir buscar o crescimento novamente.
É claro que, quanto mais rápido uma empresa cresce, menor será a sua taxa de reposição de clientes.
Por exemplo, se o negócio crescer em 300%, e tiver 0% de cancelamento, ela vai crescer mais do que o esperado, já que manteve os 40% da receita advinda de clientes atuais, e ultrapassou a sua meta.
O importante é entender que, se a sua empresa não perder nenhum cliente que tinha no ano passado, todo o cliente que ganhar será considerado crescimento.
As empresas mais desejadas são aquelas que conseguem ser previsíveis. Prever a taxa de crescimento, reter clientes e continuar dando lucro.
E uma startup pode prever com uma precisão maior tudo aquilo que pode realizar, a equipe de gestão pode tomar melhores decisões sobre quando a empresa irá crescer, aumentar os gastos com marketing, levantar capital, e tomar outras decisões.
A empresa está a um passo mais perto de criar uma máquina de fazer dinheiro.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Why Your Startup’s Churn Rate Affects Your Company’s Ability To Plan Its Future”, de Tomasz Tunguz.