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Marketing de Conteúdo

10 dicas para acertar no tom de voz

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O seu tom de voz será a sua marca registrada. Aprenda a utilizá-lo da maneira certa

Acertar no tom de voz é essencial para causar o maior impacto possível com o seu conteúdo. O impacto de seu conteúdo pode ser medido pela qualidade de sua história, amplificada pelo seu tom de voz.

O tom de voz não é um estilo ou técnica que você adiciona ao que faz, mas sim o conteúdo que o seu conteúdo contém.

Essa é uma condita totalmente focada para suas mensagens de texto, e é justamente aqui que está o poder do seu conteúdo.

Aqui vão 10 dicas para você acertar a mão em seu tom de voz.

O impacto do seu conteúdo é calculado pela qualidade de sua história amplificado pelo seu tom de voz.

O impacto do seu conteúdo é calculado pela qualidade de sua história amplificado pelo seu tom de voz.

#1. Gerencie ativamente

O tom de voz é um trunfo estratégico do marketing, então ele precisa ser o trabalho de alguém ou pelo menos parte do trabalho de alguém.

Em contraste com a “política de marca”, reforce o estilo das orientações.

Quem você nomeia deve funcionar mais como um treinador, empurrando os escritores e os envolvidos na estratégia de conteúdo a fugir do status quo e usar um tom diferente de seu tom de voz.

#2. Decida quem você é

Como outros atributos de marca, você tem que identificar o seu tom de voz.

Pode ser amigável, direto, confiante, vibrante ou atrevido.

Deve dar uma sensação natural para sua organização. Um indicador que o tom do seu conteúdo de voz está alcançando é quando começa a atrair mais e mais clientes que combinam com a personalidade e a cultura da sua empresa.

#3. Use a voz para diferenciar

Em mercados cheios de produtos e ofertas semelhantes, você pode se destacar pelo jeito com que você diz as coisas e como você diz o que diz.

Usar a linguagem padrão de negócio profissional não irá diferenciar a sua empresa. O tom de voz pode ser usado para sair de uma categoria e se conectar em outro nível.

Este exemplo da Sprint Business Solutions claramente desvia do tradicional, e expressa um tom direto casual.

A Sprint Business Solutions dá um exemplo claro do que fazer com o seu tom de voz.

A Sprint Business Solutions dá um exemplo claro do que fazer com o seu tom de voz.

#4. Capture o seu tom de voz

Anote em seu guia de estilo. Explique qual tom de voz é o seu tom, e qual não é. Uma lista de verificação escrita pode fornecer orientação sobre como falar, sobre o que fazer e quem você é.

Inclua muitos exemplos do que é seu tom de voz e do que não é.

#5. Escolha 3 notas de base

As melhores marcas, como perfumes, possuem uma pequena lista de notas base. “simples, amigável e sutil,” são o exemplo que podemos retirar da Innocent Drinks.

E, “entusiasta, positivo, útil” são as notas de base do HubSpot. Coloque estas notas base em todos os lugares que você puder, mesmo na página de empregos do seu site porque você quer contratar pessoas que, obtenham pelo seu tom de voz, o que se trata de sua empresa.

#6. Adicione acentos

Determine como você vai falar com pessoas diferentes. Adapte seu conteúdo para a situação e o contexto.

Afine seu tom de voz para cada público.

A maneira com que você vai falar em um e-book é diferente da maneira com que falamos no Facebook. Você deve atirar para uma variedade consistente, com uma personalidade comum que flexiona para cada situação, deixando evidente suas notas de base.

#7. Elabore seu conteúdo

Use seu tom de voz para injetar um pouco de vida em áreas do seu site que ninguém navega e nem lê.

Isso inclui mensagens de erro, as instruções de saída, confirmação e FAQs. O tom de voz pode construir a sua marca em todos os tipos de fendas de comunicação, como esta linha de contato na parte inferior do site da Chubbies:

O exemplo da Chubbies é um ótimo exemplo de como deixar claro o seu tom de voz.

O exemplo da Chubbies é um ótimo exemplo de como deixar claro o seu tom de voz.

#8. Cuidado com os advogados

Advogados podem matar o tom de voz com linguagens muito legais e qualificadas. Os profissionais de marketing tendem a dar muito respeito aos advogados.

Sua entrada é apenas conselhos. Não é uma lei ou sentença do juiz. Você não precisa sempre levar o aconselhamento jurídico e escrever um bom conteúdo vai depender do seu tom de voz.

Não deixe que eles matem seu tom de voz.

#9. Abrace um bom jargão

A maioria dos manuais de redação mandam você evitar os jargões a todo custo. Como todas essas regras, elas servem para serem desobedecidas.

Há o bom jargão e há o mau jargão. O bom jargão precisa ter personalidade e se conectar com as pessoas.

Se você está vendendo para o chefe de vendas de uma grande corporação, por exemplo, e você não usar um jargão como “CRM”, parecerá que você não sabe do que está falando.

#10. Demita seus bons escritores

Bons escritores não podem construir grandes marcas. Grandes escritores constroem grandes marcas.

É simples assim. O tom de voz é um multiplicador de força para o seu conteúdo. Aplicar qualquer ou todas estas dicas ajudará a ampliar o impacto de seus esforços de marketing de conteúdo.

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Este artigo foi adaptado do original, “10 Harmonious Tips for Managing Tone of Voice for Maximum Impact”, do Content Marketing Institute.

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