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Marketing de Conteúdo

3 dicas para vencer no marketing de conteúdo

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O marketing de conteúdo se transformou em uma verdadeira batalha pela atenção do consumidor. Mas, aqui está uma maneira de contornar isso


O marketing de conteúdo se transformou em uma verdadeira batalha pela atenção do consumidor. Mas, aqui está uma maneira de contornar isso

Se você fizer do jeito certo, o conteúdo pode dar uma grande alavancagem no seu negócio.

Se você fizer do jeito certo, o conteúdo pode dar uma grande alavancagem no seu negócio.

Leite com morango assado. Queijo de cabra com cerejas. Bourbon com pecans amanteigadas.

Esses são apenas alguns dos sabores de sorvete de dar água na boca que aficionados pela sobremesa em todo o país podem desfrutar, graças à empresária culinária Jeni Britton Bauer.

Jeni abandonou a escola de artes em meados dos anos 90 para seguir sua paixão por fazer sorvete, e desde então tem visto sua pequena loja em sua cidade natal Ohio se tornar 16 lojas Jeni’s Splendid Ice Creams em 5 estados e  seus produtos são vendidos em centenas de supermercados nos EUA.

Mas o segredo por trás do sucesso de Jeni não é apenas um talento especial para fazer deliciosos e de tipos únicos de sobremesas congeladas.

Por trás de seus  negócios de grande crescimento também possui uma história do grande marketing de conteúdo.

Em 2011, após mais de uma década no negócio de sorvetes, Jeni publicou um livro intitulado Jeni’s Splendid Ice Creams At Home.

Ele contém muitas das suas melhores receitas para que os leitores possam fazer suas próprias versões saborosas de seus sorvetes em casa.

Após a liberação, o livro tornou-se um bestseller do New York Times.

Ele também recebeu críticas favoráveis ​​em importantes publicações como o Wall Street Journal, e Jeni apareceu em programas de TV locais e nacionais para falar sobre seus sorvetes gourmet.

Foi justamente nessa época que a popularidade do negócio e Jeni realmente dispararam, passando de local para marca nacional, como cresceu a demanda para seus produtos comerciais.

Em outras palavras, que livro não era apenas um livro de receitas. Ele também foi um brilhante exemplo de marketing de conteúdo.

Isso é o que acontece quando o marketing de conteúdo funciona.

Cada vez mais, as marcas, os empresários e profissionais do marketing que partiram no caminho de entreter e educar seus públicos através de conteúdo de qualidade estão vendo retornos promissores como Jeni teve.

De acordo com alguns estudos, o marketing de conteúdo bem feito custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera cerca de 3 vezes mais números de leads. Mais e mais, é uma prática que as empresas não podem se dar ao luxo de ignorar.

Por isso, aqui estão 3 princípios de marketing de conteúdo fundamentais que nunca devem ser esquecidos.

#1. Faça um show, não um comercial

Um dos princípios fundamentais do marketing de conteúdo eficaz é não vender diretamente seu produto.

Em vez disso, reserve um tempo para criação e distribuição de entretenimento de alta qualidade e valor para o público.

Agora, isso é, obviamente, mais fácil de falar do que fazer.

Os públicos críticos de hoje, em sua maior parte, simplesmente não têm paciência para anúncios publicitários, anúncios ou campanhas de vendas.

Eles se tornaram incrivelmente mais experientes na detecção de sinais de publicidade e muitas vezes se afastam de você no momento em que suspeitam que você quer vender algo para eles.

Para chamar a atenção neste tipo de atmosfera, as marcas precisam repensar a publicidade: em vez de ser um comercial, que precisa ser um show.

A Red Bull é reconhecida como um líder e campeã nesta abordagem.

Em 2012, por exemplo, os telespectadores que assistiram encantados como Felix Baumgartner fez um “skydive supersônico do espaço também estavam sendo “vendidos” a uma bebida energética enlatada.

Ao dedicar tempo e muito dinheiro produzindo um hilariante conteúdo para seus fãs, a Red Bull estabeleceu-se como uma marca de conteúdo e sempre está sob os olhares de expectadores atentos.

#2. Não fique preso em rotinas

O coração do marketing de conteúdo eficaz é o risco e a originalidade.

Para fornecer valor real e entretenimento para o público e se destacar da multidão, as empresas hoje devem ser diferentes e ficar no topo das tendências emergentes.

Um grande exemplo disso é Blendtec, uma empresa sediada em Utah, com 350 funcionários, que desde 1975 faz e vende liquidificadores.

O modesto negócio de Blendtec foi uma boa mistura (trocadilho intencional), até meados dos anos 2000, quando decidiu agitar as coisas (trocadilho intencional, de novo) no departamento de marketing.

Para aproveitar a tendência emergente de compartilhamento de vídeo on-line e da popularidade do YouTube, o fundador da Blendtec Tom Dickson começou a estrelar uma série de vídeos no YouTube intitulado “Will It Blend”.

Para cada ‘episódio’ da série, o afável Dickson vestia um jaleco branco do laboratório e colocava um item inesperado dentro de um dos liquidificadores de alta potência da empresa e ligar depois de falar para os telespectadores a pergunta: irá Will It Blend?

iPhones, desentupidores, mármores e uma lata de sopa de galinha são apenas alguns dos muitos objetos domésticos que enfrentaram a ira de lâminas afiadas de um Blendtec ao longo dos anos.

A abordagem arriscada compensou em um grande momento. Logo após o lançamento de seu primeiro episódio de “Will It Blend” no YouTube, as vendas da Blendtec cresceram impressionantes 500%.

Enquanto isso, o “Will It Blend” agora possui uma legião fiel de 700 mil assinantes no YouTube e já acumulou mais de 290 milhões de visualizações em seus vídeos.

Ao prestar atenção às tendências emergentes e correr riscos, a Blendtec realmente mergulhou no mundo do marketing de conteúdo.

#3. Conte histórias com o coração

Ao assistir o curta de animação, “Espantalho”, eu não temos ideia de que ele foi produzido por uma grande rede de fast-food.

Não é só um vídeo de 3 minutos visualmente cativante, mas a forma como conta a sua história, sobre os perigos da agricultura moderna industrial é realmente importante e comovente.

Esse é um exemplo de marketing de conteúdo em sua melhor forma.

Com esse e outros vídeos populares em sua série, Chipotle tem encontrado uma maneira de se conectar com as pessoas de uma maneira profunda e significativa e, assim, reforçar a sua marca como uma alternativa mais sustentável para na cadeia de fast-food.

O marketing de conteúdo não é uma alternativa, é o único caminho

Uma das maneiras mais eficazes para cativar o público é através de histórias contadas de coração. Quando possível, se esforce para produzir o conteúdo que faz com que você e sua equipe sintam alguma coisa.

O marketing de conteúdo está aqui para ficar. 93% das marcas B2B e 90% das marcas B2C atualmente incorporam o marketing de conteúdo, que cresceu e se tornou uma indústria de 44.000 milhões de dólares.

Mas como estratégias baseadas em conteúdo tornou-se norma, as marcas devem ficar com os fundamentos que mantêm a eficácia: criar um conteúdo incrível que rouba a cena, seja novo e relevante e que traz emoção aos telespectadores.

O marketing tradicional e a publicidade estão sendo interrompidos por crescentes forças como a mídia social e tecnologia móvel.

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Este artigo foi adaptado do original, “Want to Win With Content Marketing? Stick to These 3 Basics”, de Ryan H.

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