Adaptar seu estilo de escrita ao leitor online é muito importante. Entenda como fazer isso
Nunca é fácil para as empresas escrever conteúdo em seus diversos formatos, como blogs, mídias sociais, e-books e outras publicações.
Antes de mergulharmos na escrita para o leitor online, vamos dar uma olhada em como ela é diferente da leitura impressa que estamos acostumados.
- O conteúdo impresso é geralmente mais denso e promocional.
- É caro publicar impressos.
- É difícil controlar a forma como muitas pessoas leem fisicamente.
- A audiência dos impressos já está interessada no conteúdo.
Esses pontos precisam ser reconhecidos e aceitos pelos profissionais de marketing. Livros, livretos e outros impressões têm uma vantagem, no entanto, porque as pessoas dificilmente os ignoram.
Por isso, o conteúdo precisa ser renovado se você quiser ganhar a atenção de seu público online.
Corresponda às expectativas
O leitor online é ocupado. Entre a navegação nos seus sites prediletos, mídias sociais e e-mails existem milhares de distrações no grande oceano online.
Vá para qualquer site de entretenimento e olhe para as manchetes. Você verá páginas repletas de títulos como “10 maneiras”, “3 grandes tendências”, “como fazer”, e etc.
Isso acontece porque as pessoas visitam esses sites e, se eles são entediantes, eles passam para o próximo conteúdo.
Por isso, escritores de sucesso online utilizam títulos, fontes, listas e bullets para chamar atenção das pessoas. Não é apenas tornar o conteúdo de fácil leitura, mas também criar mensagens em torno de modelos pré-construidos.
Além disso, o conteúdo online é pouco escrito, e inclui uma abundância de espaço em branco. Grandes blocos de parágrafos são algo péssimo para os artigos online, porque tona o conteúdo maçante.
Aqui estão outras 3 coisas que o leitor espera.
- Multimídia: quanto mais imagens, vídeos e infográficos melhor. Somos pessoas visuais – então não devemos amortecer o impacto desse tipo de conteúdo.
- Recursos: para notícias e artigos, inclua links internos e externos. Eles reafirmam a autoridade do tema e dá aos leitores fácil acesso para informações adicionais.
- Conclusão: leitores online querem artigos escritos de forma concisa que vai direto ao seu propósito. Mantenha-o curto e breve.
O formato pergunta e resposta
As pessoas usam a internet para encontrar informações. A única razão porque “googlar”é um termo, é porque as informações precisam ser encontradas.
Dito isso, os blogs, especialmente, as empresa, precisam se concentrar em escrever conteúdo que atenda à essas expectativas. Tudo começa com o título.
O título é o teaser e o carretel que puxa os leitores. Aprenda 9 maneiras de perder peso. Como posso construir uma casa na árvore em menos de 1 semana? Por que não transformar seu conteúdo em resposta para essas perguntas?
Estilo online
As pessoas raramente são atraídas por material escrito. É para 1 minuto para observar artigos, mensagens, o conteúdo do site e outros materiais são escritos por marcas chatas.
Para manter o leitor online após atraí-lo para o seu site através de um título atraente que responde a uma pergunta, precisamos escrever com estilo. Então aqui vai como fazer isso:
- Fale diretamente com o leitor.
- Injete humor, se for o caso, mas não espere que ele funcione.
- Use histórias pessoais que são relevantes.
- Diga ao leitor o que ele pode esperar em menos de 100 palavras.
- Evite gírias e linguagem da moda.
- Fuja de jargões técnicos.
- Escreva casualmente.
O paradoxo do marketing
Felizmente, o conteúdo publicado online por parte das empresas estão fazendo todo o marketing que precisam se você estiver respondendo as perguntas que as pessoas fazem.
A escrita online pode ser feita de todas as formas e tamanhos, uma vez que plataformas diferentes necessitam de diferentes tipos de escrita, com base nas expectativas do público.
Certifique-se de que o seu conteúdo é genuíno e autêntico, para que ele não acabe envenenando a sua marca.
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Este artigo foi adaptado do original, “Writing for the Online Reader”, do socialmedia today.