É possível harmonia nos negócios e também no amor? Uma forma de alcançar esse equilíbrio pode ser trabalhar com a alma gêmea
No entanto, para que um casal trabalhe junto, é preciso decidir qual a melhor maneira de colocar o plano em prática. Se existe recursos, qual a forma ideal para ter um casamento bem sucedido, tanto no sentimento quanto no lucro? A resposta talvez seja abrir uma franquia.
Foi assim que o casal Fernando Bamberg, 29 anos, e Laura Milano, 31, encontrou a solução para direcionar seus investimentos.
Os dois trabalhavam em grandes empresas, mas quando veio a notícia da gravidez eles decidiram que queriam ter mais autonomia do próprio tempo e perceberam que juntos e próximos teriam mais condições de alcançarem a vida que desejavam, além de permitir dar mais atenção para o filho. Em comum acordo resolveram investir em uma marca franqueada.
“Entendemos que essa era a melhor solução. Entraríamos em um projeto pronto, testado e aprovado, e isso é uma grande vantagem”.
Ter uma estrutura de rede com marketing institucional, mídia e pessoas que pensam o dia a dia permite que possamos ficar restritos somente ao operacional”, explica Fernando.
O casal optou pela rede de franquias Loja Trópico, empresa que é uma das líderes do segmento de moda surfe e foi escolhida pela Revista Pequenas Empresas Grande Negócios (PEGN) como a 12° melhor franquia do país. “
Escolhemos essa marca porque já tem 28 anos de experiência e tem uma filosofia de qualidade de vida que era exatamente o que estávamos buscando”, revela Fernando.
O casal começou com uma loja em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, e o investimento deu tão certo que hoje eles mais três unidades, localizadas em Novo Hamburgo, São Leopoldo e Torres.
Os últimos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) dão conta de um crescimento de 16,9% no segmento de franquias em 2011. Os números foram compilados como base nas 2.031 marcas de franquias atuantes no Brasil.
“O crescimento do setor é sustentável e acompanha a economia do País, apesar de estar crescendo muito acima do PIB”, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.
Os casais que tiverem interesse nessa fatia de mercado podem ficar atentos ao rumo do crescimento. No ranking de faturamento da ABF, os cinco segmentos que mais tiveram expansão em 2011 foram: Hotelaria e Turismo (85,9%), Móveis, Decoração e Presentes (35%), Esportes, Saúde, Beleza e Lazer (24,3%), Negócios, Serviços e Outros Varejos (14,9%), Alimentação (14,5%) e Acessórios Pessoais e Calçados (13,15%).
Fernando explica que o casal escolheu o caminho de franquias, pois se informou e viu que essa é a menor chance de erro para quem quer investir.
“3 das 5 principais razões para um negócio não dar certo e fechar são o desconhecimento do mercado, a falta de qualificação da equipe e a falta de divulgação. Todos esses problemas são resolvidos com uma empresa tradicional dando suporte”.
Investindo de forma segura, a lua de mel do investidor não tem fim nunca.
Taxa de mortalidade de negócios
Até o final do primeiro ano | Até o final do 5° ano | Até o final do 10° ano | |
Negócios de varejo | 26% | 75% | 83% |
Pequenos negócios | 23% | 71% | 80% |
Franquia | 3% | 8% | 9% |