Que tal uma ferramenta rápida para validar suas ideias? Aqui está uma delas
Há tantos recursos que você pode querer adicionar ao seu produto, mas muitas vezes você não pode ter tempo suficiente, não é mesmo?
Gerenciar os produtos de uma startup ainda é uma questão em aberto. Por que isso? Há pelo menos 2 razões para explicar isso:
- É difícil definir quais as características que você deve adicionar ao produto.
- É difícil identificar quando adicionar esses recursos.
Um roteiro vem a calhar. Um bom roteiro deve dar uma resposta clara a esses 2 problemas.
Problema #1: quando adicionar um recurso
Se você pensar sobre isso, todo o conceito do roadmap é contra os princípios lean. Adicionar um roteiro significa planejar o futuro em uma visão de longo prazo.
Os estágios do lean analytics de Alistair Croll e Ben Yoskovitz delineado no Lean Analytics que permite identificar em que fase da sua startup você está.
Com base nisso, você vai saber qual é o seu principal objetivo que deve alcançar nessa fase. E o plano se apresenta em conformidade.
Lean Analytics Stages based on Lean Analytics (@leananalytics) by Alistair Croll (@acroll) & Ben Yoskovitz (@byosko). pic.twitter.com/46ZkkgYjHM
— Nicolas Nemni (@nicolasegosum) 24 março 2015
Problema #2: o recurso deve ser adicionado
Sistema é uma coisa incrível. O que você pode criar com o software hoje em dia é quase ilimitado. Mas você tem que adicionar recursos, seguindo algum tipo de objetivo.
Alguns profissionais dizem que você apenas tem que seguir a receita puramente esperada, mas os estágios do lean analytics não concordam com esse conceito.
Para esse modelo do lean roadmap, podemos usar o Hooked Model de Nir Eyal. Esse modelo divide as características em 4 áreas diferentes, com o objetivo de ser a solução natural para um problema do usuário.
The Hook Model. Based on the book “Hooked: How to Build Habit-Forming Products” by @nireyal. http://t.co/6CcKAgLflR pic.twitter.com/zlMoq5g8PQ
— Nicolas Nemni (@nicolasegosum) 30 março 2015
Solução: o lean roundmap canvas
Ao tentar resolver ambos os problemas, reorganizar suas características em um quadro que cuida de ambos.
Esse quadro permite que você alcance 2 objetivos em seu planejamento:
- Reordenar os recursos que você já tem planejado no box à direita.
- Coloque as características que você decidiu adicionar ao seu roadmap de produtos no box à direita.
Ambas as metas vão fazer todos os seus esforços muito focados. Além disso, eles lhes permitirão não perder tempo com recursos que não são necessárias na fase de arranque que você está passando agora.
Como usar?
Depois de ter reorganizado suas características, mantenha o foco em um box por vez. Aqui está uma sugestão de como fazer isso:
- Selecione um resultado desejado para a caixa.
- Selecione a métrica que vai medir a meta e um objetivo viável.
- Escreva uma lista de recursos que irão ajudar a alcançar esse objetivo.
- Teste e implemente uma característica por vez e meça como isso afeta a métrica.
- Quando você tiver alcançado o seu objetivo desejado, você pode passar para o próximo box.
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Este artigo foi adaptado do original, “The Lean Roadmap”, do Medium.