Quer esquentara geração de leads dentro da sua empresa? Temos algumas dicas úteis
No auge da recessão em 2009, a geração de leads foi uma das áreas que mais as empresas tiveram que desistir, para poder conter seus custos.
Para compensar, elas começaram a utilizar chamadas frias de listas compradas. Foi justamente durante esse momento que os sistemas de BI começaram a ganhar popularidade.
Mas, desde então muita coisa mudou, graças ao cloud computing e ao SaaS, que têm permitido às empresas criar aplicações por conta própria sem precisarem investir em infraestruturas caríssimas.
Aplicações que são essencialmente plataformas de BI estão agora à sua disposição, melhorando a forma como as pequenas e médias empresas fazem pesquisa de mercado.
Prospeção de dados em tempo real
Dados talvez sejam as melhores ferramentas que profissionais de marketing podem usar para alavancar a melhoria de produtividade.
Com uma lista específica, geralmente é possível fechar mais negócios em um curto espaço de tempo, porque você sabe que tem prospects de qualidade. Assim, você pode dizer adeus às chamadas frias porque sabe o que os seus potenciais clientes querem e precisam.
As ferramentas de inteligência de negócios baseadas em navegadores Unomy permite que você obtenha dados em tempo real em milhões de empresas em todo o mundo.
A plataforma fornece informações de negócios e dados de contatos que são relevantes para a sua busca de clientes B2B, incluindo perfis sociais, investimentos, notícias, press releases, e até mesmo a concorrência.
Você também pode criar listas específicas com base no faturamento da empresa, número de funcionários, mercado que pertencem, localização e outros critérios.
Ainda existem plataformas similares, como o InsideView e o Avention, que são aplicativos de nível empresarial para a prospecção B2B. Eles fornecem uma funcionalidade semelhante, embora mais orientado para grandes empresas.
As informações do prospect permitem segmentar mais facilmente a sua mensagem, sabendo quem chamar e quando, e até mesmo o que dizer.
Você também pode saber mais sobre a sua concorrência, descobrir novas fontes de tráfego e ser o primeiro a saber quando novas oportunidades de negócios estão disponíveis.
Isso reduz significativamente o tempo em pesquisa para ligações relevantes – algo que pode ser um grande benefício para pequenas empresas.
Contexto da comunicação
Os profissionais de mídias sociais tornaram mais fácil para as empresas manterem contato com profissionais de todo o mundo.
Plataformas como LinkedIn, Yammer, Slack e similares capacitam os profissionais para compartilharem informações, trocar ideias e estabelecer contatos.
Tais informações podem tornar as conversas significativamente mais ricas através do contexto.
Uma ferramenta que pode ser muito útil nesse sentido é o Rapportive, uma extensão que incorpora informações da LinkedIn em sua caixa de entrada do Gmail.
Ser capaz de ver perfil de seu contato pode facilitar a você conhecer detalhes de sua empresa e compartilhar interesses entre seus amigos e conexões mútuas, dentro de um e-mail.
Essa informação faz com que seja mais fácil de estabelecermos rapport. Você pode até mesmo verificar se eles estão localizados nas proximidades, de modo que você pode convidá-los para um café ou para uma demonstração no escritório.
O LinkedIn acabou adquirindo o Rappportive em 2012, reconhecendo os benefícios da ferramenta.
Desenvolvendo negócios de maneira facilitada
Essas plataformas basicamente dão o contexto que ajuda o seu prospect a melhorar seu pequeno negócio, garantindo taxas de conversão mais fortes e maior produtividade.
Além disso, esses serviços são bastante simples e fáceis de usar, o que significa que eles podem ser facilmente incorporados em qualquer fluxo de trabalho nos negócios.
Com o contexto certo, uma primeira chamada nunca precisa se parecer como uma chamada fria.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Tools that Will Make Your Company a Lead Generation Machine”, da Inc.