Cada dia mais startups querem fazer seu crescimento com marketing zero. Isso é praticamente impossível
É só algum CEO ou co-fundador afirmar que estão crescendo com marketing zero que a multidão vai à loucura.
Mas, os investimentos em startups e a cultura no Vale do Silício sustentam o caminho contrário. Tirando todo esse louvor e incompreensão de como realmente funciona o marketing e os seus recursos no mundo da tecnologia.
A Associação Americana de Marketing define marketing simplesmente como as atividades que as empresas estão envolvidas em fazer as pessoas conscientes de seus produtos.
Há várias práticas básicas e comuns na web para construção de um site que são considerados marketing: a construção de uma landing page, um perfil nas mídias sociais, o SEO.
Estas são as práticas padrão da web que permitem que os seus produtos subam à superfície acima do barulho na web e, no entanto a declaração de crescimento com marketing zero não está se referindo a esse tipo de investimento.
Aqueles que alegam crescimento com marketing zero não contam essas práticas como marketing propriamente dito.
O que essas pessoas realmente querem dizer com crescimento com marketing zero é sobre gastar dinheiro em canais pagos.
Para eles, o marketing é simplesmente publicidade – engano esse que não é novidade, já que todo publicitário se diz marqueteiro.
As equipes que alegam crescimento com marketing zero admitem que investem em estratégia de marketing básicas, como SEO, gestão de comunidades, link building, social media marketing e e-mail marketing, dentre outras.
A verdade é que estas estratégias são aliadas ao custo de marketing, exigindo horas de trabalho e muito tempo de engenharia.
O marketing não é sexy no Vale do Silício. Isso é bem conhecido. As pessoas têm uma posição de desprezo, que geralmente é preenchida por um estagiário. Apesar desse desgosto, o crescimento de uma startup depende muito do seu marketing.
Os investidores investem no crescimento primeiro e, na tecnologia em segundo plano. O fator que se correlaciona com o maior retorno é o crescimento e o crescimento é um exercício de uma mente orientada para o marketing.
No nível mais profundo, todas as startups conhecem o seu problema número 1 e estão lutando pela atenção do consumidor, que é um problema do marketing.
Mesmo o marketing sendo essencial ao crescimento de uma startup, os empreendedores estão mais resistentes à contratação de um profissional de marketing do que de um engenheiro.
Uma das razões para o aumento do número de growth hackers é que eles falem a mesma linguagem da equipe técnica. Marketing e crescimento não é a mesma coisa, porque as táticas são muito diferentes.
No entanto, o crescimento e o marketing geralmente têm os mesmos objetivos.
É hora de dar o devido crédito ao marketing. Você precisa tanto de crescimento quanto precisa de marketing. Não tenha esse estigma bobo que só existe no Vale do Silício.
O mundo precisa saber sobre a sua solução, então largue o estigma e comece a promover o seu negócio.
Muitos profissionais de marketing não são orientados a dados, não entendem de produto e não são iterativos. No entanto, a sua empresa, acima de tudo precisa resolver os problemas de marketing antes que o dinheiro acabe.
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Este artigo foi adaptado do original, “The Zero Marketing Lie” do Aaron Ginn.