A Hand Talk é uma solução de acessibilidade para surdos através de um aplicativo de conversão automática de voz, texto e imagens em Libras
3 Jovens Alagoanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento do aplicativo: Carlos Wanderlan, Ronaldo Tenório e Thadeu Luz. O projeto Hand Talk visa uma grande comunidade surda que não envolve somente o surdo e o deficiente auditivo, mas também seus familiares e amigos de surdos, intérpretes e pessoas com interesse em aprender as Libras.
Para quem não sabe a Linguagem Brasileira de Sinais – Libra, é a língua de sinais oficial do Brasil. A Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, com regras, sintaxe, semântica e toda uma estrutura própria.
Cada país tem sua própria língua de sinais, tal como temos nossa própria língua falada.
De acordo com o IBGE, existem 10 milhões de surdos no Brasil. Os números registrados pelas Associações de Surdos em todo o Brasil, cerca de 70% deles não conseguem ler nem escrever o português. Essas pessoas dependem exclusivamente da Libras para se comunicar.
O sistema do Hand Talk entra exatamente na função de inclusão social e digital dos surdos e promover acesso a formação e conhecimento, através de um aplicativo no celular que traduza e converta simultaneamente qualquer fala em português, textos, imagens ou fotos de forma automática.
Uma outra altenativa do Hand Talk é utilizar outros sistemas operacionais para sites de notícias, governamentais e de bancos para conversão de textos em libras, em TVs e vídeos no youtube, em totens em shoppings, supermercados, museus, eventos, etc. A tradução simultânea é feita através de um lindo e carismático boneco em 3D carinhosamente apelidado de Hugo.
A Hand Talk é uma StartUp inovadora vem acumulando prêmios pelo Brasil (DemoDay, Rio Info, entre outros) foi vencedora das seletivas do evento da ONU, o WSA World como uma das 5 melhores soluções de Inclusão Social do Mundo e agora disputa em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos, o prêmio principal entre as 5 selecionadas mundialmente do Japão, Portugal, Equador e Alemanha.
Na votação popular na internet a Hand Talk compete na categoria Inclusão Social. São 40 aplicativos escolhidos entre 160 países. O Brasil está representado. Para votar, entre no site do evento http://www.wsa-mobile.org/winners/vote procure pela categoria m-inclusion & empowerment (Inclusão Social), encontre o Brasil e a Hand Talk e clique na estrelinha que você achar merecedora, que seu voto será computado.
Vamos mostrar que o Brasil é inovador e que nossas soluções digitais vão ajudar pessoas ao redor do mundo.
O produto estará 100% disponível em 2013 para atender gratuitamente às necessidades cotidianas dos surdos brasileiros, de forma que possa trazer conhecimento para integrá-los cada vez mais com a sociedade. Na sequencia, começará a se preparar para outras línguas de sinais internacionais.