CloudRetail facilita vendas móveis via iPhone, Android e tablets
O crescimento do número de smartphones com acesso à conexão rápida no país (são cerca de 30 milhões, sendo que 66% deles com 3G) e do e-commerce (40% ao ano, segundo dados da consultoria e-Bit) está levando a uma sofisticação das plataformas de gestão de vendas.
De olho neste mercado, a Concrete Solutions – consultoria global em tecnologia da informação – acaba de lançar a CloudRetail, uma startup focada nas vendas em varejo móvel (ou mobile commerce).
A empresa desenvolveu uma plataforma para reunir as diversas modalidades de vendas: web, web mobile (no browser do celular) ou por meio de aplicativos no iPhone, Android e tablets.
A expectativa é, em um futuro próximo, também criar uma forma de autocheck-out na loja física. De acordo com Victor Lima, sócio-fundador da startup, o que a CloudRetail oferece é a integração entre todas as mídias, o que traz mais organização e facilidade ao lojista. “Hoje já é bastante comum vender pela internet, mas o mercado mobile está crescendo muito e não pode ser desconsiderado”, diz.
Com a nova plataforma, o varejista pode escolher as mídias com as quais quer trabalhar e combiná-las da maneira que desejar, integrando-as com a sua operação de e-commerce normal. São seis opções de canais e vários meios de pagamento e logística.
“Nossa intenção é facilitar ao máximo a relação do varejista com seu cliente”, conta Lima. Além disso, a ferramenta é hospedada na nuvem (em parceria com a AWS – Amazon Web Services), o que garante o funcionamento dos aplicativos mesmo com alto número de acessos.
“O cloud computing elimina a necessidade de mais servidores físicos em caso de uma promoção, por exemplo. Não há risco de o CloudRetail ficar fora do ar mesmo que os acessos aumentem muito”, explica o sócio-fundador.
A startup foi desenvolvida usando Lean Startup, metodologia que trata o negócio como um conjunto de hipóteses que precisam ser validadas ou abandonadas rapidamente e proporciona ciclos de aprendizado rápido sempre com a ajuda do cliente.
O primeiro projeto da startup está utilizando uma grande base de usuários de um dos maiores varejistas do País. “O que queremos agora é entender quem é, como funciona e como compram os clientes de mobile commerce no Brasil para, a partir daí, validar nosso negócio como uma referência em canais alternativos de varejo”, finaliza Lima.
Para saber mais, acesse o website da CloudRetail.
Fundo Moonlight
A CloudRetail é a segunda startup investida pelo Fundo Moonlight, da Concrete Solutions, que investe em novos empreendimentos idealizados pelos profissionais que atuam na companhia como desenvolvedores.
Por meio da iniciativa, a Concrete Solutions busca estimular a criação de negócios inovadores e reter bons talentos. Além da CloudRetail, o Fundo investiu também na FIX Support, que oferece suporte em cloud computing.
Perfil Concrete Solutions
A Concrete Solutions é uma consultoria global de TI especializada em desenvolvimento de negócios digitais.
Com 10 anos de atuação, é pioneira no Brasil em serviços para web, mobile e social commerce utilizando métodos ágeis e cloud computing. Entre os clientes internacionais da companhia estão: Ceras Johnson (plantas do México, Venezuela, EUA e Argentina); Procter&Gamble (na qual a empresa atua em dezenas de operações em países como China, Alemanha, Egito, Polônia, Estados Unidos), Saudi Telecom (operadora com presença na Arábia Saudita, em parceria com a MobileAware), Digicel (Trinidad), além de operadoras móveis no Quênia, Marrocos e Canadá e de fabricantes de softwares nos EUA, Irlanda e Canadá.